Infectologista lembra da importância de manter os cuidados mesmo depois de imunizado
Segundo as autoridades, mesmo depois de tomar a segunda dose, é fundamental manter os mesmos cuidados, porque apesar de imunizada, a pessoa pode ser infectada pelo vírus e transmitir a doençaA Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) alerta que mesmo depois de concluir o ciclo de imunização com as duas doses da vacina, é preciso manter a rotina de cuidados contra o Coronavírus. O vacinômetro da Sesapi atesta que o estado do Piauí já atingiu a marca de 1.499.527 doses aplicadas da vacina contra a COVID-19. Já foram vacinados 769.903 piauienses com a primeira dose e 306.667 com a segunda.

O infectologista e diretor do Hospital Natan Portela, José Noronha, explica que a vacina traz alívio, mas não é possível ainda relaxar nos cuidados. Noronha ressalta a importância de tomar a segunda dose da vacina para garantir um resultado positivo. “A segunda dose é o reforço da primeira. Ela provoca um estímulo no sistema imunológico e garante taxas de sucesso maiores na proteção contra a doença. Devem ser aplicadas dentro do prazo estabelecido e observado também o tipo de imunizante usado”, explica.
Segundo as autoridades, mesmo depois de tomar a segunda dose, é fundamental manter os mesmos cuidados, porque apesar de imunizada, a pessoa pode vir a ser infectada pelo vírus e neste caso acabar transmitindo a doença mesmo estando vacinada.
“Deve ser mantido o distanciamento social, uso de máscara e higienização constante das mãos até que boa parte da população esteja imunizada. Nenhuma vacina é 100% eficaz e sempre existe o risco de as pessoas adoecerem”, alerta o infectologista.
“Estamos avançando na vacinação dos piauienses e essas mais de um milhão de doses aplicadas é fruto dos esforços da Sesapi e das secretarias municipais de Saúde, que estão trabalhando incansavelmente para vacinar nosso povo”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.
O estado conta com 9,31% de sua população imunizada com as duas doses das vacinas e 23,28% com a primeira. Para completar o ciclo de imunização é necessário que as duas doses, dos imunizantes disponíveis atualmente no Brasil, sejam tomadas.
Fonte: JTNEWS com informações do Governo do Estado do Piauí
Comentários
Últimas Notícias
-
Justiça Justiça condena banco por empréstimo não autorizado em nome de idosa no Piauí
-
Geral Jovem de 19 anos desaparece após se afogar no Rio Parnaíba em Madeiro
-
Política Prefeitura de Manoel Emídio é penalizada por realizar concurso com 14 cargos sem previsão em lei
-
Política Prefeitura de Dom Inocêncio é alvo de medida cautelar por contrato suspeito de mais de R$ 13 milhões
-
Segurança Pública PM faz buscas a acusados de atirar em casal durante tentativa de assalto no Parque Brasil
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Política Prefeito de Simões tem contas bloqueadas por omissão na prestação de contas públicas
-
Geral Da tragédia à esperança: eis que nasce a turma “Dom Aloísio Lorscheider!” Por Augusto César Coutinho
-
Justiça Justiça do Piauí declara nulo contrato de cartão consignado de servidor público
-
Geral Adolescente de 15 anos que estava desaparecida é encontrada na zona sul de Teresina
-
Política Merlong Solano critica apoio de petistas a Ciro Nogueira: “É incoerente com a estratégia do PT”