Elon Musk espera implantar chips cerebrais em humanos a partir de 2022
Segundo a Neuralink, a principal finalidade é contribuir para aplicações médicas, como o tratamento de lesões na medula e distúrbios neurológicosA Neuralink, uma sociedade comercial neurotecnológica cofundada por Elon Musk em 2016, em parceria com outros oito empresários, está desenvolvendo chips para ser implantado em cérebros humanos e servir como interface com máquinas.

A tecnologia, que ainda está em fase de testes, foi demonstrada primeiramente em porcos e, depois, chegou a ser implantada em macacos, gerando cada vez mais controvérsias entre neurocientistas e pesquisadores.
Durante entrevista ao The Wall Street Journal, o bilionário afirmou que o momento de implantar os chips que têm o tamanho de uma moeda em humanos está próximo. Ao mencionar o sucesso da experiência com os macacos, Musk explicou os benefícios que a tecnologia trará à humanidade.
“Esperamos ter isso em nossos primeiros humanos – que serão pessoas com lesões graves na medula espinhal, como tetraplégicos – no próximo ano, dependendo da aprovação do FDA”, disse ele, em referência à agência reguladora dos EUA equivalente à nossa Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Planos iniciais de Elon Musk eram de começar os testes em humanos no ano de 2020
Nessa segunda-feira (06/12), Elon Musk usou o Twitter para reforçar as metas da Neuralink para 2022 quando questionado por um usuário a respeito do uso dos chips para restabelecimento da saúde de alguém vítima de derrame.
“Substituir neurônios defeituosos / ausentes por circuitos é a maneira certa de pensar a respeito”, respondeu o empresário. “Muitos problemas podem ser resolvidos apenas ligando os sinais entre os neurônios existentes. O progresso será acelerado quando tivermos dispositivos em humanos (difícil ter conversas matizadas com macacos) no próximo ano”, disse.
Embora a previsão possa parecer ambiciosa à primeira vista, na verdade, representaria um atraso em relação aos objetivos iniciais de Musk, já que, em 2019, ele anunciou que esperava ver testes em humanos até meados de 2020.
Pandemia
Devido a pandemia da Covid-19, os planos foram adiados para 2021 e, posteriormente, novamente postergados, agora para o próximo ano, isso se não houver nada que atrapalhe ou impeça.
Muitas startups de neurotecnologia rivais, por exemplo, estão batendo forte na Neuralink sobre a questão dos testes em humanos. Além disso, é importante lembrar que em maio deste ano um dos cofundadores da empresa, Max Hodak, anunciou sua saída e, logo em seguida, abriu uma startup de neurociência concorrente.
Fonte: JTNEWS com informações do Olhar Digital
Comentários
Últimas Notícias
-
Justiça A (In)constitucionalidade do Tema 122 do TST à luz do pacto de trabalho doméstico
-
Segurança Pública Advogado é preso em flagrante por espancar a namorada dentro de casa em Teresina
-
Segurança Pública Acusado de tentar matar companheira a tiros é preso em flagrante no Promorar
-
Geral Após retirada de lesões da pele, Bolsonaro volta à prisão domiciliar
-
Geral Tenente da PM tem mal súbito e morre em piscina de condomínio em São Luís-MA
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Justiça Tribunal de Justiça do Pará confirma liminar e anula decreto de demissão de policial penal pelo governador do estado
-
Política TCE-PI suspende pagamentos de contratos com duas empresas em Pau D’Arco do Piauí por irregularidades
-
Justiça AVANÇO: Tribunal de Justiça do Piauí, por sua Corregedoria, custeará perícias em favor de pessoas hipossuficientes
-
Justiça Ex-vereadora de Uruçuí faz acordo e evita processo após acidente grave com vítima lesionada
-
Política Ministro André Mendonça autoriza PF a prender “Careca do INSS” em nova fase da Operação Cambota