Sesapi orienta hospitais sobre retorno de cirurgias eletivas

Os hospitais precisam enviar um relatório à superintendência e, após atenderem aos critérios estabelecidos no documento, poderão retomar os procedimentos de forma gradual

A Superintendência de Gestão da Rede de Média e Alta Complexidade da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) expediu um ofício aos hospitais da rede estadual de saúde para que iniciem o planejamento do retorno das cirurgias e procedimentos ambulatoriais.

Foto: Ascom/Governo do PiauíO secretário de Saúde do Piauí, Florentino Neto
O secretário de Saúde do Piauí, Florentino Neto

“Notificamos nossos hospitais, por meio de ofício, para que iniciem o processo de planejamento da retomada dos procedimentos eletivos. No entanto, precisamos que os mesmo possuam pessoal e insumos necessários para a realização de cirurgias, principalmente”, explica o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.

Desde as primeiras semanas de maio, as unidades hospitalares foram informadas sobre a necessidade de retorno gradual das atividades eletivas – cirurgias e atendimento ambulatorial –, porém o planejamento deve ocorrer de forma gradual e respeitando as disponibilidade de medicamentos, EPIs, insumos e realocação de profissionais da saúde.

Para o retorno das cirurgias e consultas eletivas, os hospitais precisam enviar um relatório à superintendência e, após atenderem aos critérios estabelecidos no documento, poderão retomar os procedimentos de forma gradual.

Foto: Roberta AlineMaternidade em Teresina-PI
Maternidade Dona Evangelina Rosa continou atendendo casos eletivos, priorizando os de alto risco

“Nunca paramos com alguns serviços, como os da maternidade e cirurgias de urgência, de março de 2020 a maio de 2021. Agora, precisamos ter a desocupação dos leitos, que são utilizados no pós-operatório para retomar, de maneira gradual, as cirurgias eletivas”, explica Florentino Neto.

Mesmo com a paralisação por causa da pandemia, os hospitais do estado permanecem realizando atendimento ambulatorial, como os de alto risco da Maternidade Dona Evangelina Rosa, cirurgias da regulação, procedimentos de urgência e emergência, oncológicos, cardíacos e neurocirúrgicos.

Com a autorização da FMS, o hospital do bairro Buenos Aires, na zona norte de Teresina (PI) já voltou a atender consultas eletivas, para os pacientes com outros problemas de saúde, que não seja COVID, desde o dia 13 de maio.

Fonte: JTNEWS

Comentários