Com piauiense em campo, Brasil vence França nos pênaltis e avança às quartas do Mundial Sub-17

O zagueiro de 17 anos, natural de Corrente, atuou durante todo o tempo regulamentar, nesta terça (18).

A Seleção Brasileira garantiu vaga nas quartas de final do Mundial Sub-17 após uma classificação dramática nessa terça-feira (18). Em duelo marcado pelo equilíbrio, o Brasil empatou em 1 a 1 com a França no tempo regulamentar e venceu por 4 a 3 nas penalidades.

Foto: Nelson Terme/CBFLuís Eduardo
Luís Eduardo

O confronto também teve participação de destaque do piauiense Luís Eduardo, natural de Corrente, no sul do estado, e criado em Sebastião Barros, município vizinho. Aos 17 anos, o zagueiro iniciou sua formação no futebol no interior da Bahia e, em 2021, chegou ao Grêmio aos 13 anos. No clube gaúcho, rapidamente se firmou como uma das principais promessas das categorias de base, o que lhe rendeu a primeira convocação para a Seleção Brasileira da categoria, em 2023. Nessa terça-feira, Luís foi titular e atuou durante toda a partida.

O piauiense coleciona conquistas importantes com a camisa amarelinha. Em 2023, levantou o título do Quadrangular Internacional de Base, e em 2025 foi campeão do Sul-Americano Sub-17. Pelo Grêmio, também já teve a oportunidade de estrear na equipe profissional, entrando no segundo tempo da vitória sobre o Ypiranga-RS, pelo Campeonato Gaúcho.

O jogo

O confronto começou truncado, com poucas oportunidades claras. A França abriu o placar aos 28 minutos, após Camara ser derrubado por João Pedro dentro da área. Na cobrança, Batola parou no goleiro brasileiro, mas Himbert aproveitou o rebote e marcou. O Brasil tentou responder em jogadas aéreas, mas os franceses sustentaram a vantagem até o intervalo.

No segundo tempo, o Brasil quase empatou em cobrança de falta de Ruan Pablo, espalmada por Jourdren. No rebote, o piauiense Luís Eduardo acertou a trave. A França seguia perigosa nos contra-ataques, enquanto a Seleção aumentava a pressão nos minutos finais. Aos 35 minutos, Pietro sofreu pênalti, mas Ruan Pablo desperdiçou ao acertar a trave. A redenção veio aos 43 minutos, após escanteio, Pietro pegou a sobra e acertou o ângulo, levando o jogo para os pênaltis.

Nas penalidades, João Pedro se tornou o herói da classificação ao defender as cobranças de Camara e Leccese. Dell, Luis Pacheco, Gabriel Mec e Ruan Pablo converteram para garantir a vitória brasileira.

Fonte: JTNEWS com informações do GP1

Comentários