Piauí cria comitê médico para estudar protocolo de tratamento da COVID-19
O governador Wellington Dias determinou a criação de um grupo para estudar, avaliar e definir o uso de medicamentos que auxiliem no tratamento da Covid-19O governador Wellington Dias determinou, nessa quarta-feira (13), após reunião com médicos e representantes da gestão de saúde estadual e de enfrentamento a pandemia do novo coronavírus, a criação de um grupo de trabalho para estudar, avaliar e definir o uso de cloroquina, hidroxicloroquina e corticoides, entre outros medicamentos que auxiliem no tratamento da Covid-19.

“Nós já seguimos as recomendações do Conselho Regional de Medicina, onde o médico tem a autonomia para prescrever os medicamentos que achar necessário e queremos dar as condições para que a ciência determine e dê segurança para qualquer aplicação medicamentosa. Nosso objetivo é montar um comitê plural, com os mais variados pensamentos, para juntos acompanharmos as experiências. Esse é um caminho para dar mais segurança ao profissional médico e para vencermos essa batalha”, explica o governador.
O Governo do Estado se prontificou a garantir que as medicações necessárias e julgadas como pertinentes pelos médicos não faltem. “É importante que o médico, tomando a decisão pela prescrição medicamentosa, avaliando individualmente cada caso, possa utilizar os insumos disponíveis. O mesmo vale para os exames, que estamos ampliando para ter um resultado rápido, permitindo um tratamento eficaz e que evite que os pacientes sejam encaminhados para a UTI”, conclui o governador.
Presente à videoconferência, o médico oncologista, Sabas Vieira, advogou junto ao Governo do Estado o estudo do uso de corticoides no tratamento à Covid-19, a depender da avaliação médica. “É verdade que não há ainda uma pesquisa científica que comprove os resultados da cloroquina no tratamento da Covid-19, mas nós estamos avaliando e, em breve, teremos alguns dados para apresentar comparando o tratamento de pacientes que utilizaram corticoide e os que não usaram. Existe um otimismo entre os médicos que estão trabalhando nesta vertente”, diz.
O médico Jefferson Campelo, outro profissional que participou do encontro, lembrou que, independente dos indicativos, todos os procedimentos adotados nestas circunstâncias devem seguir protocolos de pesquisa. “Todo trabalho deve passar pelo crivo de um comitê de ética. Precisamos serenar os ânimos, discutir de forma muito profissional, deixando as vaidades de cada um, mas que a gente possa sentar e construir algo que seja proveitoso. E nós temos essa oportunidade agora”, defende o médico Jefferson Campelo.
Participaram da videoconferência outros nomes da medicina piauiense, como Benjamin Vale, Luciana Formiga, Marcelo Martins, Bruno Ribeiro e o diretor do Hospital Natan Portela, o médico infectologista José Noronha.
Além de profissionais da saúde, o comitê deve ser constituído por pesquisadores da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Estadual do Piauí (Uespi), faculdades, Conselho Regional de Medicina (CRM) e demais entidades de saúde.
Fonte: Governo do Piauí
Comentários
Últimas Notícias
-
Saúde Vacina nacional contra covid deve chegar ao SUS no 1º semestre de 2026
-
Segurança Pública Ex-chefe de gabinete do Dr. Pessoa presta depoimento à polícia sobre esquema de corrupção
-
Geral Idoso de 85 anos sofre traumatismo craniano após ser atropelado na BR 222 em Batalha (PI)
-
Geral Dois homens morrem esmagados após caminhão carregado de madeira capotar em Castelo do Piauí
-
Geral Prefeitura de Manoel Emídio é alvo de inspeção do TCE-PI e ex-prefeita é multada por falhas em processos licitatórios
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Geral A criança que deixei na estrada
-
Geral Ministro Barroso anuncia aposentadoria do STF dias após entregar cargo a Fachin
-
Bem Estar O mês do laço cor-de-rosa: Cuidar de si também é um ato de amor
-
Política Empresa denuncia Prefeitura de Teresina por licitação com diferença de R$ 17 milhões
-
Justiça Polícia conclui que morte da menina Alice, de 4 anos, em escola de Teresina foi acidente