New York Times: Três Poetas na Amazônia; Salgado Maranhão é um deles com o poema "Índio Velho"

Nesse domingo (4/10) Salgado Maranhão falou especialmente para o JTNEWS acerca de como "Índio Velho" chegou às paginas do The New York Times

O The New York Times [o maior jornal de circulação metropolitano dos Estados Unidos da América], publicou nesse domingo (04/10), três poemas sobre a Amazônia brasileira, cujo artigo denomina-se: Três Poetas na Amazônia, dentre os autores [todos brasileiros], está o maranhense de Caxias [cidade vizinha a Teresina], há anos radicado no Rio de Janeiro, o consagrado poeta Salgado Maranhão, o qual escreveu o poema Índio Velho, a pedido do Jornal americano.

Foto: Alexis LevitinSalgado Maranhão fotografado na cidade americana de Pitisburgh
Salgado Maranhão fotografado na cidade americana de Pittsburgh na Pensilvânia

O JTNEWS entrevistou rapidamente [via whatsapp] na tarde desse domingo (4/10), o poeta Salgado Maranhão. E formulou o seguinte questionamento ao escritor sobre "Índio Velho", expondo assim:

"É a floresta que veste o índio.

Deixe-nos o pouco que resta!

As flores não podem brotar das chamas."

JTNEWS: Ante o exposto no seu poema no The New York Times de hoje (4/10), especialmente nos três versos finais citados, o que isso representa na realidade contemporânea 'nua e crua' da Amazônia?

Salgado Maranhão: O poema "Índio Velho" eu escrevi atendendo o pedido do próprio jornal americano, através do meu tradutor, Alexis Levitin, que queria algo com essa temática.

Procurei refletir a partir do olhar de um ancião indígena, que vê a devastação irreversível do seu tesouro verde. Esse velho vai elencando tudo que é a razão insofismável da destruição.

Assim manifestou o poeta Salgado Maranhão ao JTNEWS, que agradece efusivamente ao ilustre maranhense que foi amplamente gentil em nos atender, pois estava super atarefado em responder diversos meios de comunicação brasileiros durante todo o dia de ontem (4/10).

Obviamente, além de amigos e admiradores, inclusive do Piauí, a exemplo do escritor e desembargador Luiz Gonzaga Brandão de Carvalho que não escondeu sua alegria em presenciar essa importante publicação em defesa da Amazônia no The New York Times, sob a responsabilidade de Salgado Maranhão, Astrid Cabral e Homero Aridjis. 

Brandão de Carvalho ao cumprimentar o poeta maranhense nesse domingo, lembrou da grata visita que certa vez recebeu de Salgado Maranhão em sua residência, acompanhado do também escritor Herculano de Moraes (in memorian); em que o poeta imediatamente reportou-se, destacando que o Piauí é indissociável da trajetória de sua vida.

Confira AQUI a íntegra dos "Três Poetas da Amazônia".

Fonte: JTNEWS

Comentários