Lula pretende fechar acordo União Europeia e Mercosul até 7 de dezembro
Acordo é uma das prioridades de Lula. Brasil encerra presidência do Mercosul na data, 3 dias antes a posse de Javier Milei na Argentina.O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou, nesta terça-feira (21/11), que pretende concluir as negociações para o acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia (UE) até 7 de dezembro, data que marca o fim da presidência rotativa do Brasil no bloco sul-americano.
A data também é três dias antes da posse do novo presidente da Argentina, Javier Milei, eleito no último domingo (19/11) no país vizinho. Nessa segunda-feira (20/11), o titular do Planalto conversou por telefone com a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, sobre o tratado.
O mandato rotativo do Brasil à frente do Mercosul termina em 7 de dezembro. A data foi escolhida para a reunião de Cúpula dos presidentes do bloco, no Rio de Janeiro, e deve ser um dos últimos compromissos de Alberto Fernández como presidente da Argentina, três dias antes da posse do sucessor, Javier Milei.
O governo brasileiro teme que os posicionamentos de Milei contra o bloco – entre eles, ameaças de deixar o Mercosul –, impeçam a conclusão do tratado, negociado há mais de duas décadas.
Além disso, uma eventual saída do país vizinho do bloco econômico teria um impacto no comércio entre os países-membros: Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela (suspensa).
Lula na reunião da COP28
O presidente também espera ter uma reunião com a líder europeia durante a viagem dos dois para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP28), em Dubai, em 30 de novembro.
Tratado de livre comércio
A União Europeia (UE) quer assinar acordo com o Mercosul dias antes de Javier Milei, eleito nesse domingo (19/11) à Presidência da Argentina, assumir o comando da Casa Rosada. A posse do político ultraliberal está prevista para 10 de dezembro.
Nesta segunda-feira (20/11), o bloco europeu declarou que as negociações têm sido “extremamente construtivas” e que o plano é no sentido de que o processo seja encerrado até o fim de 2023.
Em negociação há mais de duas décadas, a concretização do acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia (UE) é uma das apostas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para o terceiro governo. Caso seja concluído, o documento criará a maior zona de livre comércio no mundo.
A proposta está em negociação desde 1999, e foi assinada 20 anos depois, no início da gestão de Jair Bolsonaro (PL). Mas, o acordo ainda não foi ratificado e; portanto, não entrou em vigor. Para que isso ocorra, o texto precisa ser aprovado pelos parlamentares de todos os países membros dos dois blocos econômicos, além de passar por procedimentos internos de ratificação.
Fonte: JTNEWS com informações do Metrópoles
Comentários
Últimas Notícias
- Segurança Pública Vereadora eleita em Teresina é companheira de alvo da Operação Denarc 64
- Segurança Pública Polícia recaptura mais dois fugitivos da Penitenciária Irmão Guido; 13 ainda estão foragidos
- Segurança Pública Acusado de homicídio é preso após 32 anos foragido; vítima foi morta na frente da filha com 17 facadas
- Segurança Pública Motorista de aplicativo pula de carro em movimento após ser sequestrado em Teresina
- Segurança Pública Empresários são presos em Teresina acusados de lavar dinheiro para facção
Blogs e Colunas
Mais Lidas
- Justiça Conselho Nacional de Política Criminal Penitenciária estabelece novas regras para o exame criminológico
- Geral Jovem de 20 anos é morto ao tentar proteger mãe de agressor armado em Ipiranga do Piauí
- Geral Advogados denunciam fraude com robôs e estrangeiros em enquete do Portal 180 Graus
- Política Sílvio Mendes vai assumir a prefeitura com débito de R$ 800 milhões, revela relatório da equipe de transição
- Segurança Pública Bandido é morto em confronto com policiais durante operação do Denarc em Teresina