Barroso nega novos ataques e garante lisura da eleição: “Urnas já estavam devidamente carregadas”

Sobre o e-Título, Barroso pediu desculpas aos eleitores que tiveram problemas para fazer consultas pelo aplicativo

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Luís Roberto Barroso, negou que tenha acontecido novos ataques aos sistemas eleitorais. Em coletiva na tarde deste domingo, ele garantiu a segurança das urnas eletrônicas.

Foto: TSEPresidente do Tribunal Superior Eleitoral, Luís Roberto Barroso
Presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Luís Roberto Barroso

“Nada ocorreu, tampouco nos últimos dias em relação a ataques. Não houve ataque bem-sucedido no dia de hoje e nós temos muitas razões para supor que essas informações se refiram a ataques antigos, não saberia precisar de quando, mas com certeza depois de o TSE reforçar sua proteção”, explicou.

“Sempre lembrar que a urnas já estavam devidamente carregadas e fora de rede, então, possíveis ataques cibernéticos não poderiam afetar a votação”, garantiu Barroso.

O ministro do Supremo Tribunal Federal ainda falou sobre um projeto do TSE chamado Eleições do Futuro. “Projeto que nós lançamos para que as empresas de tecnologia apresentem novas propostas de modelo de votação digital que possam, eventualmente, no futuro, substituir as urnas eletrônicas. As urnas eletrônicas foram uma inovação extraordinária, nós temos muito orgulho do funcionamento delas”, afirmou.

Barroso explicou que o principal motivo para a mudança de método seriam os valores que envolver ar urnas eletrônicas. A ideia é que o eleitor possa votar por meio do celular.

“A proposta de eleições do futuro é para que empresas de tecnologia apresentem modelos de votação que possam, no futuro, substituir as urnas, que funcionam muito bem e são confiáveis, porém elas têm um custo elevado, têm uma necessidade de reposição constante, a cada dois anos nós precisamos repor cerca de 20% das urnas. Com o aumento do dólar isso significa aproximadamente R$ 1 bilhão de reais”, disse Barroso.

Sobre o e-Título, Barroso pediu desculpas aos eleitores que tiveram problemas para fazer consultas pelo aplicativo, mas disse que o principal objetivo do app é a identificação do eleitor na hora de votar.

“O sistema está funcionando, ele apenas não está dando vasão de toda demanda. Quanto a justificativa, é ainda possível quem quiser justificar pessoalmente, felizmente, não está havendo aglomeração em nenhuma seção”, afirmou.

Barroso ainda lembrou que, a partir da próxima segunda-feira, 16, a justificativa pode ser feita pelo site da Justiça Eleitoral.

Fonte: Yahoo Notícias

Comentários