Prefeito de Parnaíba (PI) é denunciado por usar evento de Natal para promover a própria imagem
A acusação tem como um dos principais exemplos o evento “Natal Tempo de Luz 2025”, realizado com recursos públicos e amplamente divulgado pelos canais oficiais do município.O prefeito de Parnaíba, no litoral do Piauí, Francisco Emanuel Cunha de Brito, foi denunciado por suposto uso indevido da publicidade institucional da Prefeitura para promover sua imagem pessoal. A acusação tem como um dos principais exemplos o evento “Natal Tempo de Luz 2025”, realizado com recursos públicos e amplamente divulgado pelos canais oficiais do município.
Segundo a denúncia, materiais de divulgação, peças publicitárias e registros audiovisuais do evento teriam extrapolado o caráter institucional previsto em lei, dando destaque excessivo à figura do prefeito. A prática pode violar os princípios da impessoalidade e da moralidade administrativa, previstos na Constituição Federal.
A legislação estabelece que a publicidade institucional deve ter finalidade educativa, informativa ou de orientação social, sendo vedada qualquer forma de promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos. O uso de eventos oficiais para fortalecimento de imagem política pode configurar irregularidade administrativa e, a depender da apuração, ato de improbidade.
O caso deverá ser analisado por órgãos de controle e fiscalização, responsáveis por verificar se houve desvio de finalidade na comunicação institucional e eventual responsabilização do gestor municipal.
Fonte: JTNEWS
Comentários
Últimas Notícias
-
Economia
Salário mínimo terá quarto aumento real seguido, depois de superar fase 'menor abandonado'
-
Segurança Pública
DHPP prende três empresários acusados de homicídio no Centro de Teresina
-
Segurança Pública
Prefeito de Geminiano é acusado de agredir e manter homem em cárcere privado
-
Justiça
Bolsonaro: defesa define data para enviar novo pedido de cirurgia
-
Segurança Pública
Polícia prende suspeito de matar homem durante briga em Bom Princípio do Piauí
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Justiça
Prefeitura de Simões gasta mais de R$ 1,1 milhão em pneus e TCE-PI multa prefeito
-
Educação
Estudante João Daniel é eleito representante do Parlamento do Futuro e viverá rotina parlamentar na Alepi em 2026
-
Saúde
Mais que uma Lei: Um Compromisso com a Vida e a Maternidade; por Grazi Mantovaneli
-
Esportes
Projeto Social Jiu-jitsu e Cidadania cresce na região e impacta mais de 90 alunos com esporte, disciplina e inclusão
-
Política
TCE-PI analisa suspeita de “grupo econômico oculto” em contratos da Prefeitura de Parnaíba