A importância do envolvimento social focado em soluções; por Olivar Dias
Dedicar um pouco de tempo para conhecer as várias teorias de socialização e de ressocialização de ex-criminosos, certamente enriquecerá nossas opiniões e sugestões sobre possíveis soluçõesAo ver um noticiário sobre a ocorrência de algum crime, principalmente daqueles que geram maior comoção social, geralmente as pessoas se ocupam a comentar o fato apimentando-o com jargões e outras falas sempre focadas naquele acontecimento comentado. Ignorando assim, o fato de que aquela ocorrência é apenas "uma micro parte de um todo que movimenta muito dinheiro nas mãos de poucas pessoas".

Há uma pequeníssima parcela da população brasileira, para a qual o crime resulta em muito lucro, como por exemplo, para as organizações que prestam serviços e/ou fornecem produtos para as prisões, e, principalmente, para aquelas que são "ou serão" beneficiadas com a privatização das prisões. Para ambas, quanto maior for a quantidade de criminosos, maior será o lucro.
Para quebrar essa corrente do mau, um pouco de boa vontade pode alcançar incríveis resultados. Basta que os espectadores e leitores busquem conhecer melhor o que gera o crime, o criminoso e a vítima.
Por mais que já esteja massificado em nossas ideias a crença de que o criminoso pratica crime, movido, exclusivamente, pela vontade de transgredir; um pouco mais de busca por informações sobre fatos geradores de conduta criminosa, nos fará acessar verdades que surpreendem todo leitor que as acessa pela primeira vez. Principalmente quando estudar sobre "vitimologia".
Dedicar um pouco de tempo para conhecer as várias teorias e/ou "experiências práticas exitosas" de socialização e de ressocialização de ex-criminosos, certamente enriquecerá nossas opiniões e sugestões sobre possíveis soluções.
Assim, estaremos a trabalhar contra mazelas sociais, a exemplo do fomento à multiplicação do crime para alcançar a multiplicação de lucros contra o interesse da população em geral.
O envolvimento social mais responsável, fará evoluir nossa cultura na busca pelo conhecimento útil, e nos levará a exigir e a colaborar com o êxito no Tratamento Prisional, consequentemente, resultando em maior segurança e melhor qualidade de vida social e familiar, para nós e para nossas descendências.
*Olivar Dias é policial penal no Estado de Minas Gerais.
Fonte: JTNEWS
Comentários
Últimas Notícias
-
Justiça A (In)constitucionalidade do Tema 122 do TST à luz do pacto de trabalho doméstico
-
Segurança Pública Advogado é preso em flagrante por espancar a namorada dentro de casa em Teresina
-
Segurança Pública Acusado de tentar matar companheira a tiros é preso em flagrante no Promorar
-
Geral Após retirada de lesões da pele, Bolsonaro volta à prisão domiciliar
-
Geral Tenente da PM tem mal súbito e morre em piscina de condomínio em São Luís-MA
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Justiça Tribunal de Justiça do Pará confirma liminar e anula decreto de demissão de policial penal pelo governador do estado
-
Política TCE-PI suspende pagamentos de contratos com duas empresas em Pau D’Arco do Piauí por irregularidades
-
Justiça AVANÇO: Tribunal de Justiça do Piauí, por sua Corregedoria, custeará perícias em favor de pessoas hipossuficientes
-
Justiça Ex-vereadora de Uruçuí faz acordo e evita processo após acidente grave com vítima lesionada
-
Política Ministro André Mendonça autoriza PF a prender “Careca do INSS” em nova fase da Operação Cambota