A importância do envolvimento social focado em soluções; por Olivar Dias

Dedicar um pouco de tempo para conhecer as várias teorias de socialização e de ressocialização de ex-criminosos, certamente enriquecerá nossas opiniões e sugestões sobre possíveis soluções

Ao ver um noticiário sobre a ocorrência de algum crime, principalmente daqueles que geram maior comoção social, geralmente as pessoas se ocupam a comentar o fato apimentando-o com jargões e outras falas sempre focadas naquele acontecimento comentado. Ignorando assim, o fato de que aquela ocorrência é apenas "uma micro parte de um todo que movimenta muito dinheiro nas mãos de poucas pessoas". 

Foto: Arquivo PessoalOlivar Dias
O policial penal Olivar Dias

Há uma pequeníssima parcela da população brasileira, para a qual o crime resulta em muito lucro, como por exemplo, para as organizações que prestam serviços e/ou fornecem produtos para as prisões, e, principalmente, para aquelas que são "ou serão" beneficiadas com a privatização das prisões. Para ambas, quanto maior for a quantidade de criminosos, maior será o lucro.

Para quebrar essa corrente do mau, um pouco de boa vontade pode alcançar incríveis resultados. Basta que os espectadores e leitores busquem conhecer melhor o que gera o crime, o criminoso e a vítima. 

Por mais que já esteja massificado em nossas ideias a crença de que o criminoso pratica crime, movido, exclusivamente, pela vontade de transgredir; um pouco mais de busca por informações sobre fatos geradores de conduta criminosa, nos fará acessar verdades que surpreendem todo leitor que as acessa pela primeira vez. Principalmente quando estudar sobre "vitimologia". 

Dedicar um pouco de tempo para conhecer as várias teorias e/ou "experiências práticas exitosas" de socialização e de ressocialização de ex-criminosos, certamente enriquecerá nossas opiniões e sugestões sobre possíveis soluções.

Assim, estaremos a trabalhar contra mazelas sociais, a exemplo do fomento à multiplicação do crime para alcançar a multiplicação de lucros contra o interesse da população em geral.

O envolvimento social mais responsável, fará evoluir nossa cultura na busca pelo conhecimento útil, e nos levará a exigir e a colaborar com o êxito no Tratamento Prisional, consequentemente, resultando em maior segurança e melhor qualidade de vida social e familiar, para nós e para nossas descendências.

*Olivar Dias é policial penal no Estado de Minas Gerais.

Fonte: JTNEWS

Comentários