Giulieny Matos

Gosta do cotidiano. É especialista em segurança pública e educadora autônoma. Formada pela Unb, trabalha atualmente em prol da prevenção precoce da violência. Colaboradora da Magazine Internacional IPA Brazil. Possui 12 livros publicados.
Gosta do cotidiano. É especialista em segurança pública e educadora autônoma. Formada pela Unb, trabalha atualmente em prol da prevenção precoce da violência. Colaboradora da Magazine Internacional IPA Brazil. Possui 12 livros publicados.

Se Deus é brasileiro, pode ser floydiano também!

Com tantas mortes pelo COVID-19, até a recepção no céu mudou depois da morte de Floyd, detido e sufocado em Minneapolis (EUA)

Devido ao congestionamento de mortes, para evitar tumultos causados pela liberação do COVID-19, intensificadas pelos protestos a favor dos direitos humanos em todo o mundo, Deus escalou muitos anjos para o novo departamento de entrada no céu. São Pedro como chefe, é óbvio, gerenciando sua equipe super obediente, passou a distribuir os formulários de virtudes e defeitos logo ali, no hall de recepção, para adiantar os julgamentos no tribunal celestial.

Foto: Giulieny MatosAtualize seu vocabulário e escrita. Diga não ao preconceito!
Atualize seu vocabulário e escrita. Diga não ao preconceito!

No encontro com a morte, São Pedro, às portas do céu pra receber o povo, afinal, o movimento está bem intenso nesses tempos de COVID. Você abre os olhos. Nuzinho da silva, de corpo e de alma, pega a fila, como um bom e exemplar descendente lusófono. Olha pra cima. Você não compreende bem o local do hall, decorado de um modo não retratado nas pinturas tradicionais europeias. Todos os anjos vestidos com túnicas em estampas de cores chamativas, únicas, nunca vistas na terra, chamando a atenção de todos os que chegavam atrás de você.

Lá do final da fila, você tenta se localizar na multidão. São Benedito distribuía um chazinho para quem recobrava os sentidos. Foi lendo as placas orientativas ao longo do caminho, no corredor vermelho tomate. Faça seu exame de consciência. Lembre-se de um momento que tenha sido bom para alguém. 

Foto: CFFBSão Benetido, o Negro. Padroeiro dos cozinheiros
São Benetido, o Negro. Padroeiro dos cozinheiros

Santa Bakhita, padroeira do Sudão, dos sequestrados e escravizados, auxiliava no reavivamento de lembranças. Anote o nome do seu melhor amigo. Quem foi Martin Luter King? Cite uma frase de Nelson Mandela. Como morreu Floyd? Você leu as brasileiras Ruth Guimarães ou Carolina de Jesus? Em que época viveu Dandara? Já ouviu alguma palestra da nigeriana Chimamanda? Qual o nome do famoso livro de Alice Walker que se tornou filme dirigido por Steven Spielberg?

Estava mais difícil do que a prova da UnB. No ENEM, seriam questões eliminatórias. Bateu o desespero. "Será que o professor teria dado essas aulas bem no dia em que faltei ao colégio?", pensou.  Putz! Que falta estava fazendo! Nunca foi bom de conhecimentos gerais...

Um outro formulário de marcar “x” foi distribuído no corredor laranja intenso. Qual estampa você prefere para sua eterna túnica? Ikat, Ganado, Dutch Wax, Batik, Kilim ou Aguayo? Para hoje, são essas as opções. Para garantir a entrada no céu, era preciso pegar o “abadá”, distribuído por Nossa Senhora Aparecida, no outro corredor amarelo ouro.

Aproxima-se cada vez mais do balcão principal, onde estava São Pedro. Aflito como aquele aluno que vai tirar nota zero na prova, ou ser apontado para responder uma pergunta aleatória, sua frio. Sua vez finalmente se aproxima. Coça os olhos. São Pedro se parece fisicamente com o irmão de Nyakim Gatwech, famosa modelo nascida no Sudão do Sul. Veste grife de Adama Ndiaye. Os anjos desfilam estampas, cores, incríveis recortes de tecidos em estilos inspiradores.

Foto: HypenessRainha do mundo da moda, Nyakim Gatwech, modelo do Sudão do Sul, destaca-se não só por conta de sua beleza e talento, mas pela beleza da tonalidade intensamente escura de sua pele
Rainha do mundo da moda, Nyakim Gatwech, modelo do Sudão do Sul, destaca-se não só por conta de sua beleza e talento, mas pela beleza da tonalidade intensamente escura de sua pele

De todas as nossas ações restassem três coisas. Apenas três lhe interessavam saber. Para otimizar o serviço da equipe, pois os anjos precisavam comparecer à liturgia das horas, afinal, mesmo estando no céu, também é preciso cumprir os compromissos assumidos. A amizade, o respeito ao próximo e a caridade.

Diante do dono das chaves do céu, sua vez chegou. Olhou fixamente para aquele homem de olhos ternos. Veio a pergunta de sua voz firme.

“Você já tem as respostas?”

Sou Giulieny Matos, para o Portal JTNEWS

Servo per amikeco!

#Diga Não a qualquer tipo de preconceito!#

Já leu?

Todas nós, mães, sofremos de pequenas prisões. Só investigar! Mães de 2020 experimentaram como é estar longe dos filhos em tempos de coronavírus.

Sem máscaras, somos todos reféns do Sr. Corona. Vista a máscara do amor!

Você já viu alguém registrar ocorrência policial contra o "Sr. Corona"? (Balcão de delegacia, cada dia um desafio e uma surpresa)

Compartilhe essa experiência!

Ler outros textos de Giulieny Matos

Todo conteúdo, imagem e/ou opinião constantes neste espaço são de responsabilidade exclusiva do(a) colunista. O material aqui divulgado não mantém qualquer relação com a opinião editorial do JTNEWS.

Comentários