Jamil Leite

Especialista em fisiologia e prescrição do exercício clínico, Bacharel e Licenciado em Educação Física, Personal trainer e Professor de ginástica laboral
Especialista em fisiologia e prescrição do exercício clínico, Bacharel e Licenciado em Educação Física, Personal trainer e Professor de ginástica laboral

Bem estar e quarentena: é possível manter a qualidade de vida?

Em tempos de isolamento social, a qualidade de vida deve ser explorada cada vez mais.

Hoje acordei pensativo sobre como a quarentena está mudando a minha rotina (e também de muitas pessoas no mundo). No início de todo esse processo, quase tive uma crise de claustrofobia seguida de uma crise quase convulsiva, provavelmente causada por uma breve ansiedade. Aos poucos, fui entendendo que o melhor caminho seria ficar calmo e organizar e/ou criar outro tipo de rotina, adequando os meus hábitos cotidianos, mirando o bem estar mesmo estando isolado.



Mas esta não é a primeira vez que a rotina de toda uma população é forçadamente mudada – temos um exemplo recente: em 1974, o Brasil sofreu uma epidemia de meningite que atingiu praticamente todo o país. E, assim como hoje, tivemos a suspensão de aulas, de eventos esportivos, etc. E o denominador comum entre ambas as epidemias (no caso a atual é uma pandemia, pior ainda) é que elas se aproveitam de um sistema imunológico baixo para se “instalar”.Além dessa reflexão matinal, recebi um vídeo do meu amigo paulistano Flávio Baraldi – que tratava de exercícios respiratórios durante a quarentena. E apenas reforçou o que já estava percebendo: acredito que é possível sim manter o bem estar e a qualidade de vida mesmo nesse momento de quarentena e isolamento social, sendo a atividade física um importante elemento para essa busca.

Para se chegar a uma boa imunidade, deve-se atentar: além de manter uma alimentação equilibrada, bons hábitos de higiene (lavar sempre as mãos), diminuir o stress físico e emocional ( no momento atual, adaptar rever amigos, familiares e entes queridos de uma outra forma , por exemplo através de vídeo chamadas e mensagens em redes sociais) e manter uma rotina prazerosa de exercícios físicos( através de circuitos ,treinos funcionais sem aparelhos ou realizar com o que se tem disponível em casa : desde de faixas elásticas a usar o espaço da sua residência com segurança), dentre outros aspectos. Elementos que não devem ser esquecidos - estando ou não em quarentena, a atividade física (mesmo feita de forma adaptada), pode ser planejada e orientada por um profissional.

Em suma: mesmo em isolamento social, é possível manter uma boa qualidade de vida. Com paciência e organização – e criatividade, elemento motor nestas situações – pode- se montar uma nova rotina, com o objetivo principal de manter o seu bem estar.

Todo conteúdo, imagem e/ou opinião constantes neste espaço são de responsabilidade exclusiva do(a) colunista. O material aqui divulgado não mantém qualquer relação com a opinião editorial do JTNEWS.

Comentários