Teresina (PI) tem mais de 90 mil pessoas recuperadas da COVID-19

Conforme infectologista da FMS, essa última semana epidemiológica mostrou bons índices em todos os dados relativos à COVID-19 na capital

O município de Teresina (PI) já registra 90.664 casos de pessoas que se recuperaram da COVID-19. O dado é do Painel COVID-19, elaborado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) com atualização na noite dessa segunda-feira (5/7).

Foto: Ascom/FMSDrive thru
O avance da vacinação para faixas etárias e grupos prioritários é uma das causas dos bons índices registrados nas últimas semanas na capital piauiense

Conforme Walfrido Salmito, infectologista da FMS e membro do Comitê de Operações Emergenciais (COE), essa última semana epidemiológica mostrou bons índices em todos os dados relativos à COVID-19 em Teresina.

“Nessa 26ª Semana Epidemiológica teve queda de 48% dos casos confirmados da doença, esse é o melhor nível desse ano. Destaque também para a redução de 38% no número de óbitos em relação à semana anterior e também com o índice de 18% de positividade para COVID, por meio do exame PCR, realizado em toda a rede de atendimento e é também um índice bom”, avalia.

O infectologista explica que Teresina está com o R0 persistente abaixo de 1 (índice de transmissibilidade) e significa potencial de baixa contaminação.

Sobre as ações de combate a pandemia, o infectologista faz algumas recomendações. “Temos que continuar vigilantes nas ações de uso da máscara facial, lavagem das mãos, evitar aglomerações e vacinar a população”, destaca.

Para o presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, Teresina já reflete que a vacinação é eficaz para reduzir a contaminação. “Temos avançado na vacinação para faixas etárias e grupos prioritários e com mais de 411 mil doses aplicadas os resultados surgem com redução de todos os índices da COVID-19”, analisa.

Fonte: JTNEWS

Comentários