Psicólogo orienta: não tenha vergonha de procurar ajuda, procure os Caps e Clínicas-escolas

Toda vez que você passar por dificuldade, por problema, procure ajuda, nós temos Caps, nós temos as Clínicas-escolas de várias faculdades, de várias universidades; orienta Eduardo Moita

O JT News recebeu em sua Redação, no ultimo dia (28), o psicólogo Eduardo Moita, que é conselheiro e ex-presidente do Conselho Regional de Psicologia do Estado do Piauí, bem como membro do Conselho Penitenciário estadual. No JTNews ele [Eduardo] concedeu importante entrevista para Adriana Marques. Falou sobre a importância da Psicologia para a sociedade, sua expansão e qualificação no Estado do Piauí,bem como sua importância para o combate aos transtornos emocionais e mentais por meio dos processos terapêuticos, e, deu recomendações para quem precisa de ajuda.

Foto: Jacinto Teles/JTNewsEduardo Moita
Eduardo Moita fala acerca da expansão da profissão de psicólogo no Piauí

JT News: Como você vê atualmente a qualidade dos cursos de Psicologia nas universidades e faculdades do Piauí?

Eduardo Moita (E.M) - Bom, a gente tem tentado ao longo dos tempos, é..., participar junto com o MEC (Ministério da Educação) por que o órgão regulador do processo educacional brasileiro é o Ministério da Educação, o Conselho tem um papel importantíssimo que é orientar com relação aos estágios e as disciplinas que são exclusivas da avaliação pcicológica que são os testes; então a gente tem tentado orientar e temos tido bons resultadaos a nível de Piauí.

JT News: E em relação ao autocuidaddo, que os psicólogos têm tratado muito sobre a saúde mental, como culturalmente tem se dado tem esse cuidado com a saúde mental em nossa capital [Teresina]?

E.M - É muito interessante aqui no Piauí, nós encabeçamos um movimento nacional criado pelo psicólogo Leonardo Abraão que criou a Campanha 'janeiro branco' e nos últimos 4 anos fizemos eventos em janeiro, em agosto, eventos em alusão ao setembro amarelo que é prevenção ao suicídio e temos trabalhado muito essa questão, é muito importante deixar claro para a sociedade que, ou se trabalha essa questão ou vamos ter sempre uma situação crítica com relação a uma série de problemas que acontecem na sociedade brasileira, e o Piauí também sofre muito com isso.

Foto: Jacinto Teles/JTNewsEduardo Moita
Eduardo explica sobre a importância da Psicologia para a sociedade

JT News: A gente sabe que o Piauí é um dos estado que tem o maior número de suicídios causados pela depressão. Como o Conselho tem trabalhado nessa situação, nesse quesito, com os psicólogos?

E.M - Muito bom... A gente tem auxiliado diversos grupos de colegas, a gente tem proporcionado novas orientativas [sic], a gente tem trabalhado o fortalecimento da psicologia, a gente tem ressaltado que nós possuimos várias universidades e faculdades no Estado do Piauí que possuem clínicas escola. A gente tem falado muito do papel dos CAPS (Centro de Atenção Psicosocial), da importância do Caps com relação a esse trabalho na saúde mental dentro do nosso Estado, dentro da nossa cidade.

JT News: E como que vai ser..., setembro já está chegando e quais vão ser os eventos pra 'setembro amarelo' em 2019?

E.M - Nós temos uma série de eventos que vamos participar com prefeituras, com o Governo do Estado, que é muito importante a gente estar falando sobre isso, a gente precisa fazer junto à imprensa, junto à sociedade como um todo, um papel de conscientização, que nós temos um problema que precisa ser tratado, por que sem esse tratamento não se resolve.

Foto: Jacinto Teles/JTNewsEduardo Moita
Eduardo Moita recomenda: toda vez que precisar de ajuda, não tenha vergonha de procurá-la

JT News: E em relçao ainda à depressão..., como o Conselho ver a questão de 'medicalização' dos transtornos causados pela saúde mental, pela depressão e todos os problemas da mente que têm acontecido com a população?

E.M - Muito bom. O psicólogo ele não prescreve, ele não receita medicação, então nós somos a favor do uso dos processos terapêuticos, através de psicólogos formados, especializados que atendam cada problema. Precisamos entender que dentro de uma sociedade, dentro de uma formação existem várias especializações, e a Psicologia é uma área de suma importância pra o combate (sic) e pra uma sociedade mais saudável mentalmente.

JT News: E como o Conselho [do qual você faz parte], como tem acontecido essa proximidade do psicólogo com as pessoas que precisam ser acompanhadas por esse profissional?

E.M - A gente sabe que a Psicologia no Brasil e no o Piauí ela tem evoluído muito, quando eu assumi o Conselho no primeiro momento, nós éramos 1300 psicólogos no Estado, hoje nós somos mais 3 mil. Então esse processo, o crescente número, as especializações, as formações, elas ajudam muito... o papel do psicólogo, da psicóloga nessa movimentação, nessa melhoria social é de suma importância.

JT News: Qual o conselho, a mensagem final que você deixa para os leitores do JT News?

E.M - Bacana. Minha orientação é o seguinte: não tenha vergonha em procurar ajuda. Toda vez que você passar por dificuldade, por problema procure ajuda, nós temos Caps, nós temos as clínicas escola de várias faculdades, de várias universidades, em Teresina, em São raimundo Nonato, em Parnaíba, em Picos, e temos os Caps que são Centros Especializados para acolher e atender pessoas que estão passando por algum tipo de dificuldade emocial e alguma dificuldade psicológica.

Confira aqui a REDE PSICOSOCIAL 

Fonte: JTNews

Comentários