Amanda de Deus

Advogada, pós-graduada em Direito das Famílias e Sucessões, graduanda em Psicologia, praticante de MuayThai, motociclista, esposa, mãe do Bernardo e do Pedro, boa ouvinte, apaixonada por seus cachorros, cristã. Escreve assuntos relacionados ao Direito, Saúde Mental, Motociclismo, MuayThai, Turismo dentre outros; a ideia é não se limitar.
Advogada, pós-graduada em Direito das Famílias e Sucessões, graduanda em Psicologia, praticante de MuayThai, motociclista, esposa, mãe do Bernardo e do Pedro, boa ouvinte, apaixonada por seus cachorros, cristã. Escreve assuntos relacionados ao Direito, Saúde Mental, Motociclismo, MuayThai, Turismo dentre outros; a ideia é não se limitar.

Todos pela vida, setembro amarelo!

A depressão é um dos principais fatores que levam milhares de pessoas a cometerem suicídio, hoje 32 brasileiros se matam todos os dias

Em 2015 começou no Brasil uma campanha para prevenção do suicídio, Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) se uniram com a finalidade de associar a cor amarela ao mês de setembro, como forma de simbolizar a vida, o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

Foto: Centro de Valorização da Vida - CVVAmarelo é a cor da vida!
Amarelo é a cor da vida!

A depressão é um dos principais fatores que levam milhares de pessoas a cometerem suicídio, no entanto pesquisas feitas constataram que  90% dos suicídios poderiam ter sido evitados. infelizmente por um lado e felizmente por outro, faço parte das estatísticas, infelizmente porquê se faço parte é porque já tive depressão e felizmente porque hoje estou viva para compartilhar minha experiência com pessoas que passam pela mesma situação.

O papel dos amigos e familiares é primordial na recuperação das pessoas em depressão, as pessoas que querem ajudar devem se informar, ler sobre o tema, ler sobre o papel do psicólogo, do psiquiatra, eles são imprescindíveis nesse momento.

Importante frisar, apesar de parecer óbvio, que todos somos seres humanos únicos, que ninguém é igual a ninguém, desde o código genético de cada um ao meio que cresceu, e por que estou falando isso? Para deixar claro que esse é o pior momento para qualquer tipo de comparação, algumas pessoas pensando que estão ajudando começam a fazer comparações que não são bem vindas nesse momento, não julgue, apenas ame, parece piegas mas é a verdade. E como amar? Dê voz a pessoa, escute o que ela fala, seja atencioso, empreste seus ouvidos, fale com carinho que você está ali para ajudá-la, e que apesar dela achar que esta sozinha, não está.

A CVV disponibiliza voluntários  para ajudar as pessoas que passam por depressão, principalmente com ideias suicidas,  conforme os canais abaixo, visite o site: https://www.setembroamarelo.org.br .

Foto: Centro de Valorização da Vida - CVVCanais de ajuda - https://www.cvv.org.br/quero-conversar/
Canais de ajuda - https://www.cvv.org.br/quero-conversar/

Ninguém escolhe sofrer, ninguém escolhe se sentir um nada, um verdadeiro zero a esquerda, ninguém acha legal pensar que a morte é uma opção, porque na realidade o que a pessoa quer é matar a dor que assola sua alma, ela só quer deixar de sofrer.

Foto: Centro de Valorização da Vida - CVVProcure ajuda, fale abertamente das emoções.
Procure ajuda, fale abertamente das emoções.

Ninguém esta a salvo disso, vejam os padres Marcelo Rossi e Fábio de Melo, ambos experimentaram a depressão de modo devastador, eles falam disso abertamente, Padre Marcelo Rossi chegou a dizer que achava que era frescura, até passar pelo tormento.

Temos sim que falar sobre depressão, sobre suicídio, quanto mais falarmos melhor, precisamos quebrar esse tabu, se faz urgente a conscientização sobre a importância das pessoas exteriorizarem o que sentem, de compartilhar suas angústias, de saberem que não estão sozinhas, e que apesar de parecer que tudo está perdido, na realidade não está!

Todo conteúdo, imagem e/ou opinião constantes neste espaço são de responsabilidade exclusiva do(a) colunista. O material aqui divulgado não mantém qualquer relação com a opinião editorial do JTNEWS.

Comentários