Promotor Assuero Stevenson destaca importância do Direito Penal Militar e defende honra da maioria dos policiais no PI
Em entrevista, o promotor falou sobre sua trajetória e os principais desafios de atuar como único representante do Ministério Público Militar no estado.O promotor de Justiça Militar Assuero Steveson é o único atuante na área em todo o estado do Piauí, uma posição que carrega grande responsabilidade diante da alta demanda de casos relacionados a infrações penais militares. Ex-delegado de polícia, professor da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), especialista em diversas áreas do Direito e atualmente mestrando em Direito Constitucional pela UNIFOR, Assuero tem se destacado pela seriedade e dedicação ao exercício da função.

Em entrevista, o promotor falou sobre sua trajetória e os principais desafios de atuar como único representante do Ministério Público Militar no estado. Com uma carreira sólida, o promotor sempre demonstrou afinidade com o universo militar. “Quase todos os meus amigos eram da Polícia Militar ou da Polícia Civil quando eu estava na faculdade. Sempre me interessei pela área de investigação”, contou.
A promotoria militar no Piauí é uma estrutura única: existe apenas um promotor e um juiz responsáveis por todo o estado. Segundo Assuero, isso torna o volume de trabalho intenso. “Você imagina o fluxo de processo, de investigação, de pessoas reclamando... é uma quantidade que eu diria até considerável”, afirmou.
Durante a conversa, ele fez questão de ressaltar o compromisso e a honra da grande maioria dos profissionais da segurança pública. “O percentual de infrações dentro da Polícia Militar não passa de 3% ou 4%, o que é compatível com qualquer outro órgão público. Ninguém duvida disso. Esse percentual mínimo é investigado e vigiado por vários órgãos”, destacou.
O promotor ressaltou que há mecanismos de controle e responsabilização em funcionamento. “A Corregedoria da Polícia Militar tem uma atuação muito boa, a Ouvidoria do Ministério Público também, e o próprio promotor militar, no caso, eu. Recebemos todas as reclamações e tomamos providências. Quando há indícios de delito, requisito a instauração de inquérito policial militar imediatamente. Se houver provas, o processo é julgado e o policial pode ser condenado, inclusive à exclusão da corporação, como nos casos de tortura.”
Entre os delitos mais recorrentes na esfera militar, Assuero destacou o extravio de arma de fogo como o principal. “Infelizmente, esse é o campeão das infrações militares. Estamos atuando com rigor, e nos casos em que o policial não consegue justificar o desaparecimento da arma, ele é condenado. É um delito muito grave, pois coloca em risco a vida do cidadão, da própria tropa policial e da sociedade em geral. Essas armas muitas vezes caem nas mãos de criminosos e voltam-se contra a própria polícia”, alertou.
Fonte: JTNEWS
Comentários
Últimas Notícias
-
Geral Promotor Assuero Stevenson destaca importância do Direito Penal Militar e defende honra da maioria dos policiais no PI
-
Política TCE-PI suspende salários do prefeito e vice de Miguel Alves por ilegalidade na fixação dos subsídios
-
Política TCE-PI suspende licitação de Campo Maior por sobrepreço de R$ 193 mil em compra de paralelepípedos
-
Geral Celular e tablet são encontrados na cela da vereadora Tatiana Medeiros no QCG
-
Geral Vereadora Tatiana Medeiros é encontrada desacordada ao lado de cartela de antidepressivos
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Política TCE-PI aplica multa a prefeito e secretário de Amarante por má gestão da frota de veículos
-
Geral Morador do Renascença II relata dificuldades com a falta de água na zona Sudeste de Teresina
-
Segurança Pública Jovem é executado após ser sequestrado de casa, na zona Norte de Teresina
-
Política TCE-PI suspende pagamento de salários da prefeita de Canavieira por ilegalidade
-
Política Ex-integrante de governo petista, Mainha se lança pré-candidato ao governo do Piauí pelo PL