Prefeito Dr Pessoa garantiu a continuação de contratos com o setor cultural até dezembro

Segundo a Prefeitura de Teresina, essa medida visa dar tempo para que o novo modelo de gestão seja amplamente debatido entre a prefeitura, classe artística e a população em geral

O atual prefeito de Teresina (PI), Dr Pessoa (MDB) voltou atrás na decisão de suspensão dos recursos para as Organizações não-governamentais (ONGs) anunciada na semana passada e esclareceu que na verdade será realizado uma nova dinâmica nos editoriais culturais da capital.

Dessa forma, o contrato com ONGs que prestam serviços para o poder público municipal será prorrogado até o mês de dezembro deste ano. Segundo a Prefeitura de Teresina, essa medida visa dar tempo para que o novo modelo de gestão seja amplamente debatido entre a prefeitura, classe artística e a população em geral sem pôr em risco o andamento dos projetos.

Presente na nova proposta está a ampliação dos projetos culturais e uma maior contratação de profissionais da área da cultura, dando mais oportunidades aos artistas da capital. Após debatido e finalizado, o projeto será encaminhado para votação na Câmara Municipal de Teresina.
 
Atualmente a gestão municipal tem contratos na área da cultura com a Associação dos Amigos da Orquestra Sinfônica de Teresina  e Associação dos Amigos do Balé da Cidade, juntas elas administram as orquestras municipais, Banda Escola, Balé da Cidades e diversos cursos realizados no Palácio da Música e nos teatros municipais.

Anuncio de suspensão de contratos

O vice-prefeito de Teresina e secretário municipal de Finanças, Robert Rios (PSB), havia anunciado na última terça-feira (11/05) a suspensão de contratos com ONGs e associações que fazem a gestão de vários projetos culturais da capital. Nessa decisão as orquestras, grupos de dança e escolas de música seriam diretamente afetadas com a decisão.

Na data, o presidente do Conselho Municipal de Política Cultural de Teresina, João Henrique Vieira, explicou que a decisão afetaria negativamente os profissionais da cultura da capital, que desde o inicio da pandemia, sofrem com a falta de eventos.

O anúncio gerou reações entre músicos, bailarinos e outras pessoas ligadas ao setor cultural de Teresina. O Balé da cidade de Teresina se pronunciou sobre o assunto em nota que dizia "Esta ação é de um impacto profundo para a produção e fomento da cultura na nossa capital. O momento em que vivemos, devido a pandemia de COVID-19, não está sendo fácil para nenhum setor. Os artistas estão entre as classes que mais sofreram e sofrem o impacto pela suspensão de encontros presenciais" lamentou.

A decisão foi analisada, e o atual prefeito decidiu por não suspender e sim modificar os editais de contratação cultural do município.

Fonte: JTNEWS

Comentários