Passa de 10 mil o número de casos confirmados de sarampo no Brasil

Desde o início do ano, foram 49.613 suspeitas, com 21% de infecções constatadas por análise laboratorial ou critério clínico. Mais de 19 mil notificações foram descartadas

O número de registros confirmados de sarampo no país já soma 10.429 casos desde o início de 2019. As confirmações foram feitas por análise laboratorial (79%) ou critério clínico (21%). Os dados foram divulgados nessa quinta-feira (7), em novo boletim do Ministério da Saúde. São Paulo representa 90,5% de todas as infecções.

Os números, desde janeiro são: 49.613 casos suspeitos; 10.429 casos confirmados (21%); 19.647 descartados; 19.537 ainda são investigados.

Foto: Mariana Raphael/Saúde-DFCriança recebe Tríplice Viral contra sarampo, caxumba e rubéola
Criança recebe Tríplice Viral contra sarampo, caxumba e rubéola

Para os dados dos Estados, o governo fez um recorte no período entre 4 de agosto e 26 de outubro.

São Paulo lidera, seguido por Paraná, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Foto: Ministério da Saúde10 estados com mais casos confirmados de sarampo entre semanas 32 e 43
10 estados com mais casos confirmados de sarampo entre semanas 32 e 43

Já morreram 14 pessoas por infecções da doença – 13 em São Paulo e uma no município de Taquaritinga do Norte, em Pernambuco. A Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, que tem um acesso mais rápido aos dados do estado, confirmou ainda um 14º caso na cidade de Limeira nesta quarta-feira (6). A nova vítima é uma menina de 1 ano e 10 meses.

As faixas etárias mais afetadas são as crianças com menos de 1 ano, com 18,3% dos casos, e jovens de 20 a 29 anos, com 30,6%. Idosos representam 2,5% dos registros.

No dia 29 de outubro, o Ministério da Saúde anunciou que conseguiu atingir a meta de vacinação contra a doença - 95% de cobertura em crianças de 1 ano, sendo que 14 estados superaram o índice.

NO PIAUÍ

Ainda esta semana, o Ministério da Saúde irá enviar mais doses da vacina contra o sarampo para o Piauí. A informação é da Coordenadora de Imunização da Sesapi, Kássia Barros.

Segundo ela, o número será suficiente para a imunização de todas as crianças de seis meses até cinco anos, que é a primeira fase da campanha que está sendo realizada em nível nacional. 

A segunda etapa acontece entre 18 a 30 de novembro, e vai priorizar os adultos jovens, entre 20 e 29 anos. No Piauí, foram confirmados 7 casos de sarampo e 27 casos notificados.

A indicação é de que a vacinação seja aplicada em bebês aos 12 meses, e aos 15 meses seja aplicada a segunda dose da vacina.

Pessoas que não se vacinaram nessa faixa etária (12 e 15 meses de idade), podem ser imunizadas até os 49 anos de idade. O sarampo é uma doença viral aguda, contagiosa e que pode levar a complicações graves e à morte.

A transmissão ocorre a partir da tosse, fala, espirro ou respiração da pessoa doente próxima a outras pessoas. Em torno de 3 a 5 dias, outros sintomas podem aparecer, como manchas vermelhas no corpo.

Foto: Ministério da SaúdeSarampo tabela
Sarampo tabela

Fonte: JTNews com informações do G1 e Sesapi

Comentários