O que é um POEMA? Você sabe? Por Matias Ferreira

É o que Matias José Ferreira Filho nos explica em seu texto

No estudo da lingua portuguesa, poema é um substantivo masculino, na literatura é uma composição em verso, já no sentido figurado é algo que sugere ou evoca um texto,  inspiração pela beleza, sensibilidade etc. Dizem os professores que "Poema" é um gênero textual dividido em estrofes e versos e que cada estrofe é constituída por versos (não tendo um número exato), introduzidos pelo sentido dado as  frases no seu cadenciamento - e mais raramente em conversa, em que a poesia, forma de expressão estética através da língua, geralmente se manifesta. 

Formado um conjunto de versos, tendo no seu bojo, mas que, não obrigatoriamente, fazem parte da estrutura do poema as estrofes, a rima e a métrica. Existem vários tipos de poemas, que conforme a disposição dos versos e dos outros elementos estruturais, os poemas podem receber classificações ou nomes específicos (ou ser considerados gêneros literários próprios) tais como rapanha, haiku, poema-colagem, soneto, poema-dramático, poema-figurado, epopeia, etc.

O poema é matéria prima da poesia, e tem uma íntima e forte relação com a música, beleza e arte, raízes históricas nas letras de acompanhamento de peças musicais. Os poemas, até a Idade Média, eram cantados, e só depois o texto foi separado do acompanhamento musical.

Quem escreve um poema canta uma estória, recita um amor e registra um momento, ele também faz parte de um sarau (que faz reuniões para casas particulares durante a noite produzindo artes, canções, poemas, poesias para outra pessoa). 

Poema é arte.. é cultura, um amor cantado em versos em que na maioria das vezes há poesia, que são frases que emocionam, tocam a sensibilidade e sugerem emoções por meio de uma linguagem textual, rimando ou não.Poema é vida, a inspiração do poeta.

O Piauí já produziu muitos poetas e sua maravilhosa obra literária, como Mauro Faustino - O Homem e sua Hora; Assis Brasil - Beira Rio Beira Vida; O.G. Rego de Carvalho - Rio Subterrâneo; Herminio Castelo Branco Lira Sertaneja; Da Costa e Silva - Zodíaco; Francisco Gil Castelo Branco - Ataliba, o Vaqueiro; H. Dubal - Tempo Consequente; Abdias Neves - Um Manicaca; Torquato Neto - Os Últimos Dias de Paupéria e, Al vina Gameiro -  Currais de Serra, alem de muitos outros talentos.

O poeta Antonio Francisco Da Costa e Silva, filho de Amarante, autor do Hino do Piauí, considerado patrimônio histórico e literário, e que de suas obras, o poema Saudade é mais conhecido. Um poema, onde o poeta canta a saudade de sua cidade querida: Amarante-Piaui.

Foto: Divulgação/WhatsAppCidade de Amarante-Piauí, onde nasceu Da Costa e Silva
Cidade de Amarante-Piauí, onde nasceu Da Costa e Silva

Poesia:Saudade
Da Costa e Silva

Saudade! Olhar de minha mãe rezando,

E o pranto lento deslizando em fio…

Saudade! Amor de minha terra… O rio

Cantigas de águas claras soluçando.

Noites de junho… O caboré com frio,

Ao luar, sobre o arvoredo, piando, piando…

E, ao o vento, as folhas lívidas cantando

A saudade imortal de um sol de estio.

Saudade! Asa de dor do pensamento!

Gemidos vãos de canaviais ao vento…

As mortalhas de névoa sobre a serra…

Saudade! O Parnaíba – velho monge

As barbas brancas alongando… E, ao longe,

O mugido dos bois da minha terra…

Texto de Matias Filho

Foto: Imagem cedida por MJ Ferreira ao JTNEWSPoeta e escritor Mj Ferreira
Poeta e escritor Mj Ferreira


Especialista em gestão pública, saúde coletiva e projetos sociais, Bacharel em Serviço Social e Ciências Contábeis, escritor e poeta, pseudônimo "Mj Ferreira".

Fonte: JTNEWS

Comentários