Nações Unidas lança laboratórios de soluções para mudanças climáticas e desigualdades

O PNUS jções inovadoras para desafios como urbanização, plásticos marinhos e criação de oportunidades de emprego para os jovens.”

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), com ajuda da Alemanha, Catar e Itália, criaram em julho deste uma rede de laboratórios que tem como objetivo acelerar o lançamento global de soluções para desafios como mudança do clima e aumento das desigualdades. Esses laboratórios reunirão ideias baseadas em novas fontes de dados e de experimentação em tempo real mirando o desenvolvimento sustentável do século 21.

Os laboratórios atenderão 78 países e desempenharão um papel importante ao repensar o desenvolvimento sustentável em um século que é, muitas vezes, dominado por condições voláteis as quais os sistemas do século passado não estão aptos a atender.

Foto: PNUDGraças a um projeto de adaptação às mudanças climáticas do PNUD, a agricultora afegã Guncha Gul adquiriu sua própria estufa e colmeias
Graças a um projeto de adaptação às mudanças climáticas do PNUD, a agricultora afegã Guncha Gul adquiriu sua própria estufa e colmeias

Desafios contemporâneos

A velocidade e a complexidade dos desafios atuais são diferentes dos vividos em outros períodos da história, exigindo uma gama igualmente sofisticada de soluções para o desenvolvimento que lidem com problemas complexos e acelerem o progresso em direção aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Com a colaboração do Ministério do Meio Ambiente, Terra e Mar da Itália e de outros parceiros, os laboratórios de aceleração atenderão 78 países e desempenharão um papel importante ao repensar o desenvolvimento sustentável em um século que é, muitas vezes, dominado por condições voláteis as quais os sistemas do século passado não estão aptos a atender.

A rede de laboratórios combinará inovações de base com novas fontes de dados e experimentação em tempo real, explorando soluções para questões como a economia circular, o emprego para os jovens e a mudança global do clima.

O sucesso desses novos laboratórios permitirá que o PNUD identifique inovações locais e ajude a ampliar seu potencial para acelerar o desenvolvimento.

Até o momento, os laboratórios atraíram mais de 70 milhões de dólares em investimentos – sendo 33 milhões de dólares de Alemanha, 20 milhões de dólares do Catar, 5,5 milhões de dólares da Itália e 20 milhões de dólares de parceiros do PNUD.

O PNUD procura novos parceiros e investimentos para expandir seu portfólio que testa e desenvolve uma variedade de soluções que correspondam às aspirações dos ODS.

Fonte: JTNews, com informações da ONU Brasil

Comentários