Mais de 2.400 estudantes piauienses são aprovados na 1ª fase da VI Olimpíada Brasileira de Educação Financeira
O número é maior do que a soma de todos os demais estados participantes da competição juntos.Os estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino foram destaque na 1ª fase da VI Olimpíada Brasileira de Educação Financeira (OBEF). Foram mais de 2.400 aprovados, nos três níveis da competição atendidos pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc). O número é maior do que a soma de todos os demais estados participantes da competição juntos.

Para o professor de Educação Financeira da Rede Pública Estadual, Danilo Lira, o resultado reflete o trabalho e engajamento aplicado pela Seduc no desenvolvimento da disciplina nas escolas, em seu primeiro ano de vigência.
“Esse sucesso de aprovação na primeira fase é fruto de uma preparação com material exclusivo e atualizado, específico para essa olimpíada, e que vai perdurar para as próximas fases da olimpíada, além de um forte engajamento de todo o time Seduc. Isso reflete a dedicação dos nossos alunos, que demonstraram acreditar no projeto. Sem dúvidas, o Piauí tem tudo para ser o estado mais educado financeiramente do país”, destacou Danilo Lira.
A Seduc instituiu a disciplina de Educação Financeira como parte da grade curricular no final do ano passado e as aulas foram efetivamente iniciadas no período letivo de 2024. Inicialmente, a matéria é aplicada apenas aos estudantes do 1º ano do Ensino Médio. O planejamento, porém, prevê a expansão para mais séries, a partir de 2025.
“Todos os Estudantes Seduc da 1ª série do Ensino Médio estão tendo a oportunidade de estudar e conhecer mais sobre esse tema, tão relevante na vida de todos nós. Com isso, eles irão construir uma relação saudável com o dinheiro e tomar decisões financeiras mais informadas ao longo da vida”, avaliou o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira.

Sobre a OBEF
A OBEF é uma realização da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e tem por missão estimular e promover o estudo da Educação Financeira nas instituições de ensino de cada estado da Federação. O evento é voltado para escolas públicas e privadas de todos os estados do país.
A competição contempla cinco níveis, divididos de acordo com o recorte de série dos competidores.
- Nível 1: composto pelo 2º e 3º do Ensino Fundamental;
- Nível 2: composto pelo 4º e 5º do Ensino Fundamental;
- Nível 3: composto pelo 6º e 7º do Ensino Fundamental;
- Nível 4: composto pelo 8º e 9º do Ensino Fundamental; e
- Nível 5: composto pelo Ensino Médio.
A OBEF 2024 está dividida em quatro fases. As duas primeiras são restritas a estudantes do mesmo estado, sendo a terceira uma etapa com caráter de seletiva estadual, com premiação própria. A quarta e última fase reúne os medalhistas de seus respectivos estados e, assim como o estágio anterior, terá a distribuição de medalhas.
Ao término da disputa, os medalhistas nacionais da OBEF receberão um curso de Educação Financeira, aplicado pela UFPB.
Fonte: JTNEWS com informações do Governo do Piauí
Comentários
Últimas Notícias
-
Esportes Escalação: Corinthians terá desfalques para enfrentar o Fluminense; veja relacionados
-
Esportes Flamengo investe R$ 5 milhões em máquinas que Real Madrid utiliza para melhorar performance de atletas
-
Justiça Bolsonaro pode ser preso até dezembro se recursos forem rejeitados
-
Esportes Campeonato Brasileiro retorna neste sábado (13/9). Veja lista de jogos
-
Esportes Filipe Luís recusa proposta do Fenerbahçe por continuidade do projeto no Flamengo
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Justiça Tribunal de Justiça do Pará confirma liminar e anula decreto de demissão de policial penal pelo governador do estado
-
Política TCE-PI suspende pagamentos de contratos com duas empresas em Pau D’Arco do Piauí por irregularidades
-
Geral Homem morre após grave acidente de moto na cidade de Beneditinos (PI)
-
Justiça AVANÇO: Tribunal de Justiça do Piauí, por sua Corregedoria, custeará perícias em favor de pessoas hipossuficientes
-
Justiça Ex-vereadora de Uruçuí faz acordo e evita processo após acidente grave com vítima lesionada