FMS abre agendamento para vacinação de idosos de 87 anos nesta quinta-feira

De acordo com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), os idosos de 87 anos ou mais e pessoas imunossuprimidas serão imunizados com a terceira dose de vacina.

Nesta quinta-feira (07), a partir das 18h, os idosos de 87 anos ou mais e pessoas imunossuprimidas que não conseguiram serem vacinadas por meio de drive-thru, poderão agendar a vacina contra covid-19.

Foto: Ascom/FMSIdosos recebem primeira dose da vacina
Vacinação contra a Covid-19

De acordo com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), os idosos de 87 anos ou mais e pessoas imunossuprimidas serão imunizados com a terceira dose de vacina (dose reforço). 

Agendamento

O agendamento é feito pelo site http://vacinaja.fms.pmt.pi.gov.br/. A coordenadora da campanha de vacinação contra a Covid-19 em Teresina, Emanuelle Dias, ressalta que para ter direito à vacina os idosos devem ter no mínimo seis meses da administração da segunda dose, enquanto os imunossuprimidos devem ter pelo menos 28 dias.

Ao acessar o site, o usuário deve escolher a opção “agendamento público alvo”, em seguida, deve escolher a opção do grupo, preencher seus dados pessoais e escolher local, dia e hora da vacinação.

Para o agendamento da segunda dose, o usuário deve marcar a opção “Já tomei a 1ª dose e quero agendar a segunda”; caso a pessoa tenha tomado a primeira dose em outro município e agora reside em Teresina, ela deve selecionar o grupo "Pessoas que tomaram 1 dose em outro município".

Documentos

No momento da vacinação, os pacientes devem apresentar documento de identificação com foto, CPF ou cartão do sus e o cartão de vacina com o registro das doses anteriores. No caso dos imunossuprimidos, eles devem apresentar também um laudo médico ou prescrição que comprove a inclusão nesse grupo.

São consideradas pessoas imunossuprimidas:

- Pessoas com imunodeficiência primária grave
- Pessoas em quimioterapia para câncer
- Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas;
- Pessoas vivendo com HIV/AIDS.
- Pessoas em uso de corticoides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias.
- Pessoas em uso de drogas modificadoras da resposta imune
- Pessoas com doenças auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias;
- Pacientes em hemodiálise
- Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas

De acordo com as orientações do Ministério da Saúde, as drogas modificadoras da resposta imune e doses consideradas imunossupressoras são as listadas abaixo:

- Metotrexato
- Leflunomida
- Micofenolato de mofetila
- Azatiprina
- Ciclofosfamida
- Tacrolimus
- 6-Mercaptopurina
- Biológicos em geral (infliximabe, etarnercept, humira, adalimumabe, tocilizumabe, canakinumabe, golimumabe, certolizumabe, abatacepte, secukinumabe, ustekinumabe)
- Inibidores da JAK (tofacitinibe, baracitinibe e upadacitinibe)

Fonte: JTNEWS

Comentários