Edson Fachin anula decisão de Dias Toffoli que autorizava PGR a acessar dados da Lava Jato

A decisão de Toffoli é do início de julho, porque no recesso o presidente do STF fica responsável por grande parte dos processos que chegam à Corte, e por isso é chamado de juiz do plantão do recesso

O ministro Edson Fachin revogou decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, que determinava o compartilhamento de dados da Lava Jato com a Procuradoria-Geral da República (PGR).

Foto: Carlos Moura/STFSTF
Edson Fachin, ministro do STF que revogou decisão 'precária' de Dias Toffoli como presidente da Corte

Toffoli havia proferido a decisão no início de julho porque, durante o recesso, o presidente do STF fica responsável por grande parte dos processos que chegam à Corte, e assim é chamado de "Juíz do plantão do recesso."

Com o retorno dos trabalhos nesta segunda-feira (3), Fachin reassumiu o caso e reverteu a decisão do colega. Agora, cabe a Toffoli decidir se leva o caso para julgamento no plenário do STF, onde terá a participação de todos os 11 ministros.

Com a decisão de Fachin, a PGR não poderá mais usar os elementos colhidos para abrir procedimento disciplinar contra os procuradores, por exemplo. O ministro do STF também determinou que o processo não deve mais correr sob sigilo.

O procurador-geral da República, Augusto Aras, havia enviado integrantes da Secretaria de Perícia, Pesquisa e Análise, vinculada ao seu gabinete, para buscarem dados da Lava Jato nas forças-tarefas de Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro.

Em Curitiba, devido ao grande volume de dados, o trabalho levaria até um mês. A PGR não informou o status das atividades no Rio e em São Paulo. O trabalho de intercâmbio dos dados envolve informações sigilosas.

Foto: Felipe Sampaio/STFDias Toffoli
Dias Toffoli - que no primeiro dia após o recesso vê sua decisão em favor da PGR ser anulada por Edson Fachin

A relação entre a PGR e a Lava Jato ficou mais tensa após a decisão de Toffoli. Aras afirmou em uma videoconferência, na semana passada, que o trabalho da operação não tem transparência.

"Não se pode imaginar que uma unidade institucional se faça com segredos, com caixas de segredos. Todo o MPF, em seu sistema único, tem 40 terabytes. A força-tarefa da Lava Jato em Curitiba tem 350 terabytes e 38 mil pessoas com seus dados depositados. Ninguém sabe como [esse nomes] foram escolhidos, quais foram os critérios", disse Aras.

Sergio Moro, que como juiz que deu início à Lava Jato e ganhou fama com as investigações, rebateu essa declaração do PGR e disse que "desconhece segredos ilícitos" da operação.

A ofensiva de Aras contra a operação foi reforçada, inclusive, com a saída de Moro do governo federal, em abril, após se desentender com o presidente Jair Bolsonaro.

Foto: Jacinto Teles/JTNewsPlenário do STF - vazio aguarda pauta da ADI para rechaçar ou validar a Lei de Abuso de Autoridade
Plenário do STF vazio - durante intervalo dos ministros - que poderá ser chamado à decidir sobre polêmica: Toffoli X Fachin

A solicitação da PGR para ter acesso aos dados foi feita em 13 de maio. A procuradoria-geral deixou para o início do recesso, porém, para entrar com uma ação no STF pedindo que a Lava Jato fosse obrigada a compartilhar os dados. E Toffoli, que respondia pelo tribunal no recesso, atendeu a solicitação.

Desde o início, porém, ministros mais alinhados à Lava Jato criticaram nos bastidores o despacho de Toffoli. Esses magistrados consideraram que a ordem do presidente do STF foi muito ampla e não respeitou a jurisprudência atual sobre a necessidade de indicação de fatos e pessoas específicas para justificar o acesso a dados sigilosos.

Fachin deixou isso claro na decisão de 16 páginas publicada nesta segunda-feira. O ministro afirmou que o princípio da unidade do Ministério Público, alegado pela PGR e reforçado por Toffoli, não permite o intercâmbio de provas entre os membros da carreira.

Quando o STF declarou o princípio da unidade do Ministério Público, diz Fachin, a questão do compartilhamento de provas não havia sido discutida.

Segundo Fachin, a decisão que discutiu a remoção de membros do Ministério Público "não serve, com o devido respeito, como paradigma para chancelar, em sede de reclamação, obrigação de intercâmbio de provas intrainstitucional".

O ministro alega ainda que a possibilidade de a Lava Jato ter investigado foro especial e usurpado a competência da PGR e do STF não justificam a decisão de Toffoli. Segundo ele, o tema já é tratado em outra ação, que corre sob sigilo.

Fonte: JTNEWS com informações da Folha de S.Paulo

Comentários