Conheça 8 doenças que se pode evitar ao lavar as mãos

Lavar as mãos é um ato reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um dos principais instrumentos contra epidemias

Seja para se manter afastado do novo coronavírus, ou de doenças respiratórias simples, lavar as mãos deve ser a regra de higiene básica a ser adotada. Mas, afinal, por que a lavar as mãos é tão importante?

Foto: GETTY IMAGESLavar as mãos segue sendo a principal medida para evitar o Coronavírus entre outras doenças
Lavar as mãos segue sendo a principal medida para evitar o Coronavírus entre outras doenças

As mãos são os membros que mais têm contato com superfícies e também com o rosto, principalmente ao tossir, espirrar e coçar o nariz. Assim, levam agentes infecciosos como vírus e bactérias em grandes quantidades para as vias respiratórias.

Por isso, realizar a higienização das mãos de forma correta evita diversos problemas de saúde. Os especialistas recomendam lavar as mãos com, pelo menos, água e sabão por 20 segundos. E é importante esfregar toda a região da mão, entre os dedos, as pontas, a palma e o dorso.

Lavar as mãos é um ato reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um dos principais instrumentos contra epidemias. Dados mostram que o hábito pode reduzir em até 40% a contaminação por vírus e bactérias que causam doenças como gripes, resfriados, conjuntivites e viroses.

COVID-19

O vírus Sars-Cov-2, que causa a COVID-19, se espalha quando o muco ou as gotículas contaminadas entram no corpo pelos olhos, nariz ou boca. Na maioria das vezes, isso acontece por meio das mãos.

Além disso, o ato de apertar as mãos é uma forma de transmissão do vírus. Vale lembrar que há pessoas infectadas que ficam assintomáticas. Por isso, redobre os cuidados e lave as mãos regularmente.

Gripes e Resfriados

Uma das principais formas de evitar a transmissibilidade de gripes e resfriados é manter as mãos limpas. Como a gripe é causada pelo vírus influenza; e os resfriados comuns geralmente pelo rinovírus, esse hábito de higiene costuma ser eficaz para evitar esssas doenças.

Conjuntivite

Ocorre quando há uma inflamação da conjuntiva, parte branca do olho. Existem diversos tipos, mas a viral e a bacteriana podem ser prevenidas lavando as mãos adequadamente e com frequência. Isso porque esses agentes infeciosos são levados aos olhos pelas mãos quando há alguma coceira na região.

Infecção por Salmonella

É uma doença bacteriana que afeta o trato intestinal. Geralmente, ocorre devido ao consumo de água ou alimentos contaminados. Ela pode ser transmitida quando as pessoas não lavam as mãos após usar o banheiro. Isso porque a bactéria Salmonella normalmente é encontrada no intestino de animais e humanos e é eliminada pelas fezes.

Doença mão-pé-boca

É causada pelo vírus Coxsackie e, como o próprio nome já diz, faz lesões na palma da mão, na planta do pé e na boca. A transmissibilidade ocorre por contato direto com as mãos ou superfícies contaminadas. Por isso, a falta de higienização das mãos contribui com a sua disseminação, assim como a saliva. É muito comum em crianças.

Mononucleose

Conhecida popularmente como doença do beijo, é frequentemente causada pelo vírus Epstein-Barr. A transmissão ocorre pelo contato com secreções respiratórias e outros fluidos corporais. Por isso, uma das medidas preventivas indicadas pelos especialistas é lavar as mãos com frequência para evitar o contágio pelas vias respiratórias ao encostar no rosto, por exemplo.

Hepatite A

A doença é uma inflamação no fígado. Há vários tipos de hepatite, mas o tipo A se destaca por ocorrer após uma infecção viral, ou seja, transmitida por um vírus. Geralmente a transmissão acontece pela ingestão de alimentos com fezes contaminadas. Dessa forma, lavar as mãos ao manusear alimentos, antes das refeições e após usar o banheiro diminui o risco de contaminação.

Infecções gastrointestinais

Diversas bactérias, vírus e parasitas podem causar problemas de saúde. Os sintomas costumam variar, mas a diarreia, os vômitos, as dores abdominais e as náuseas são frequentes. Manter hábitos de higiene como lavar as mãos adequadamente antes das refeições também é eficaz para combater as infecções gastrointestinais.

Passo a passo da lavagem das mãos:

-Abra a torneira e molhe as mãos.

-Use sabão, sabonete ou detergente.

-Friccione as palmas das mãos, esfregando a da direita contra o dorso da esquerda e vice-versa, além de entrelaçar os dedos.

-Esfregue pontas dos dedos, unhas, polegares e punhos.

-Enxágue as mãos e remova os resíduos de sabonete.

-Enxugue bem as mãos com toalha ou pano limpos ou, ainda, papel-toalha.

Fonte: O Imparcial

Comentários