Alepi aprova projeto de lei que torna gratuita a carteira estudantil para alunos da rede estadual
A proposta é válida para estudante matriculados na rede pública estadual de educação, tanto no ensino médio como na Universidade Estadual (UESPI)A Assembleia Legislativa do Piauí aprovou nesta segunda-feira (07), o projeto de lei do deputado estadual Marden Menezes (PSDB), que estabelece a gratuidade na emissão da carteira.
A proposta é válida para estudante matriculados na rede pública estadual de educação, tanto no ensino médio como na Universidade Estadual (UESPI). O parlamentar ressaltou que os alunos matriculados na rede pública estadual de ensino, tanto no ensino regular, na educação de jovens e adultos ou em outras modalidades, inclusive os alunos da Universidade Estadual do Piauí, têm o direito à expedição da sua identificação estudantil sem nenhum ônus.
Segundo ele, essa é uma responsabilidade do Governo através das instituições públicas de ensino. Marden afirmou que atualmente os estudantes da rede pública pagam valores a entidades privadas para terem acesso à cédula de identidade estudantil.
Para ele, é algo incompreensível já que as instituições de ensino são públicas e não se sabe para onde vão os recursos aferidos pelas instituições privadas que, segundo o parlamentar, “lucram” com o atual sistema.
De acordo com o Projeto de Lei 45/2020, aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa, caberá ao Estado, através da Secretaria de Educação, custear a emissão das identidades estudantis, sem nenhum ônus para o aluno. A expedição das carteirinhas de estudante deverá ser feita pela SEDUC, podendo o órgão firmar parcerias com as instituições que hoje realizam o serviço.
“Depois de muitos anos de luta, finalmente conseguimos aprovar a nossa proposta, que prevê a gratuidade das carteirinhas estudantis para os alunos da rede pública estadual, incluindo o ensino universitário (UESPI). Não faz sentido que alunos de famílias de baixa renda, matriculados no ensino público, paguem “taxas” a entidades privadas para terem acesso à sua identificação estudantil. Entendemos que essa é uma obrigação do Governo. Além disso, não existe qualquer transparência para onde vão todos esses recursos pagos a essas entidades privadas, protegidas por um sistema, no mínimo obscuro”, frisou Marden.
Fonte: JTNEWS
Comentários
Últimas Notícias
-
Política
Lula sobre Trump e tarifaço dos EUA: “Vamos fazer um bom acordo”
-
Política
Compra de livros de R$ 4,9 milhões em Miguel Alves (PI) apresenta irregularidades e gera multas a gestores
-
Geral
Jovem de 21 anos morre após colidir moto em árvore na cidade de Piripiri
-
Geral
TCE-PI suspende obra da SEAGRO em Ribeira do Piauí por suspeita de sobrepreço e duplicidade de contratos
-
Segurança Pública
Homem encontrado em cova rasa no Morro do Cambota foi executado em sessão do Tribunal do Crime, aponta DHPP
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Justiça
Filha do desembargador José James recebeu casa de R$ 2 milhões em esquema de venda de sentenças
-
Justiça
Advogados e ex-assessora do Governo são presos por envolvimento em dossiê falso contra magistrados no Piauí
-
Geral
“Minha atuação foi técnica e independente”, afirma advogada Ívilla Araújo após declarações de Sílvio Mendes
-
Geral
Polícia vai investigar suspeita de maus-tratos após morte de vaca em acidente na zona norte de Teresina
-
Geral
Funcionário da Prefeitura de Colônia do Gurguéia é morto com três tiros na cabeça