Giulieny Matos

Gosta do cotidiano. É especialista em segurança pública e educadora autônoma. Formada pela Unb, trabalha atualmente em prol da prevenção precoce da violência. Colaboradora da Magazine Internacional IPA Brazil. Possui 12 livros publicados.
Gosta do cotidiano. É especialista em segurança pública e educadora autônoma. Formada pela Unb, trabalha atualmente em prol da prevenção precoce da violência. Colaboradora da Magazine Internacional IPA Brazil. Possui 12 livros publicados.

Policial italiano da “IPA MILÁN 3.0" se empenha na conscientização da opinião pública - Uma foto fala mais que mil palavras!

“Gostaria que as pessoas entendessem que devem se preocupar com sua vida e não sair de casa sem necessidade.”

Pela ipiana Giulieny Matos, 

de Brasília - Brasil

Servo per Amikeco!

A Itália confirmou a pandemia em 31/1 e o início da quarentena em 23/2. Com aproximadamente 190 mil infectados, 57.776 recuperados e registro 25.549 mortes (dados de 20/4/2020). Sendo um dos principais países mais sofridos em Europa, até mesmo os mais incrédulos tiveram de se curvar diante desse vírus mortal e admitir a fragilidade humana frente a ele.

Leia este artigo em português, inglês, espanhol ou italiano.

Foto: IPA "MILANO 3.0"Não saia de casa sem necessidade real, pois pode ser fatal.
Não saia de casa sem necessidade real, pois pode ser fatal.

Em exclusiva com o Presidente IPA “MILÃO 3.0”, a serviço da Polícia de Estado de Milão, Attilio DI NUNZIO, Giulieny Matos traz o alerta, a partir de sua experiência pessoal, para a população brasileira.

O estado de calamidade italiano impôs uma multa bem alta para quem sai de casa sem reais motivos ou necessidades. Na Itália, as ruas são patrulhadas por todas as categorias de policiais, inclusive Carabinieris, Guardia de Finanza, Policía Local, Militares e também por drones.

Uma pessoa andando na rua, sem uma boa razão pode ser multada em até 3.000 euros. De acordo com a resolução do governo, os infratores de quarentena podem ser condenados a três meses de detenção, e uma sentença mais longa é possível por violações mais graves.

Porém, para IPA "MILÁN 3.0", essa multa deveria ser a menor de todas as preocupações. Os cidadãos deveriam pensar em como não ser contaminado pelo vírus e não em como não receber a multa. Attilio insiste na conscientização dos cidadãos.

Foto: Polizia di Stato MilanoConscientizar a população sobre a agressividade do vírus é imprescindível!
Conscientizar a população sobre a agressividade do vírus é imprescindível!

Antes de tudo um homem. Um policial. Um ipiano. Como um soldado do bem, incansável no combate. A sua arma? A palavra. A esperança no coletivo, na solidariedade e na consciência de cada cidadão.

“Vai sair? Onde você está indo?” Com paciência e educação ele nos conta que é preciso perguntar a todos que passam. Mais ainda é necessário conscientizar as pessoas de que é prudente respeitar a agressão do vírus e a alta probabilidade de contaminação e morte. “Gostaria que as pessoas entendessem que é preciso se preocupar com sua vida e não com a multa que pode obter saindo sem necessidades reais ou urgentes.”

Para tanto, enquanto presidente da IPA Milão, criou essas fotos interessantíssimas que partilha conosco, com fins de ajudar na conscientização da população mundial. Essa foto nos faz visualizar o caos gerado pelo vírus. 

A foto nos faz refletir: “Você se exporia tão facilmente se visse as ruas assim?” Mesmo diante de tantos infectados, tantas mortes, tantos recolhimentos de corpos que nem ao menos tiveram como ter um velório apropriado, muitas pessoas ainda seguem relutantes às ordens, renegando o risco de morrer e sucumbindo solidariedade humana.

As forças policiais, de saúde e os serviços essenciais estão fazendo tudo que podem. O mínimo que a população pode contribuir é ficar em casa e não gerar mais tumulto além dos atendimentos que já não são poucos.

Foto: Polizia di Stato MilanoConscientizar a população sobre a agressividade do vírus é imprescindível!
Conscientizar a população sobre a agressividade do vírus é imprescindível!

A foto divulgada por ele fala mais que mil palavras. Uma das mais eficazes medidas contra o avanço da enfermidade tem sido o isolamento. Ficar em casa se tornou, por hora, um dos métodos mais eficazes de evitar o contágio. Attilio nos orienta a sair de casa por apenas o mínimo e o justo necessários. “É imprescindível que a população compreenda e dê importância ao risco a que cada ser humano se submete diretamente ao sair de casa, mesmo quando a lei o permite.”

Uma dica valiosa que ele nos orienta é sobre a ida ao supermercado. Não é pra sair de casa todos os dias para fazer compras, como desculpa para deixar o isolamento.  É preciso ter a consciência de sair o mínimo possível de casa. Assim como não é recomendado fazer compras todos os dias, também não é necessário comprar o mercado inteiro de uma só vez. Saia de 10 em 10 dias e compre apenas o necessário. Essa medida já ajuda bastante na organização social.

Infelizmente há alguns que pensam apenas em si mesmo. A educação coletiva é extremamente importante quando não vivemos na normalidade.

As pessoas, aqui na Itália, às vezes chegam a brigar até mesmo por causa da fila do supermercado, ou compram mais do que necessitam, causando demora para os demais. “Seria estupendo se as pessoas pensassem nos outros também, pegando apenas o necessário. Não compreendo porque o ser humano precisa ter mais do que precisa. Na natureza, os animais se respeitam 100%, poderíamos seguir esse exemplo”, alerta.

Nem na Itália e nem em Portugal há previsão para a volta às aulas, nem de crianças nem de adolescentes, nem sequer é um assunto de pauta. Começarão a abrir parte do comércio depois do dia 4 de maio.

Enquanto oficial de Policial atuante nas ruas e sobretudo como Presidente da IPA MILÃO 3.0, implora para que as pessoas não saiam de suas casas sem necessidade real, mas apenas para realizar o mínimo e o justo necessários.

Foto: Giulieny MatosCatedral de Milão, Piazza del Duomo, 20122 Milano MI, Itália
Giulieny Matos Catedral de Milão, Piazza del Duomo, 20122 Milano MI, Itália, em  4/1/2020

A Associação Internacional de Polícia (IPA) reúne mais de 500.000 representantes de 70 Estados de todos os continentes, aborda a cooperação policial na solução de problemas humanitários, além de questões de aplicação da lei. Possui cadeira no Conselho Consultivo, Econômico e Social da ONU, no Conselho Europeu, na Organização dos Estados Americanos com a UNESCO.

A IPA “MILÃO 3.0” nasceu em julho de 2019 com 40 policiais (Polícia Estatal, Carabinieri, Guardia di Finanza, Polícia Local, Bombeiros) e atualmente já soma mais de 200 membros. A IPA não é feita apenas para a polícia local. Ela cuida de seus membros incentivando a amizades entre policiais, uma vez que reúne toda a polícia de cada país.

Matérias relacionadas:

- Como as forças policiais estão garantindo quarentena em vários países

- Policial Amparo, de Sevilha, produz máscaras voluntariamente para as forças de segurança

- Você já viu alguém registrar ocorrência policial contra o "Sr. Corona"?

- Herança italiana, a chamada para viver na cultura de paz 

Para voltar ao topo desta matéria:

click aqui!

Todo conteúdo, imagem e/ou opinião constantes neste espaço são de responsabilidade exclusiva do(a) colunista. O material aqui divulgado não mantém qualquer relação com a opinião editorial do JTNEWS.

Comentários