SP cria esquema especial de vacinação com 'drive-thru' no primeiro dia da campanha contra a gripe

Vacina não protege contra o coronavírus, mas irá ajudar profissionais de saúde no diagnóstico da doença

No primeiro dia de vacinação contra a gripe Influenza e H1N1, a Prefeitura de São Paulo criou um esquema especial para imunizar a população com medidas para evitar a aglomeração de pessoas e impedir a proliferação do coronavírus.

Foto: Luiza Vaz/ TVVacinação da gripe é realizada em esquema 'drive-thru' na UBS Max Perlman, Na Vila Nova Conceição.
Vacinação da gripe é realizada em esquema 'drive-thru' na UBS Max Perlman, Na Vila Nova Conceição.

A primeira etapa de vacinação é exclusiva para idosos, com mais de 60 anos, profissionais da área da saúde. Mais de 2 milhões de pessoas devem ser vacinadas nesta primeira etapa. A estimativa é imunizar 1,8 milhão de idosos.

A vacinação foi antecipada de 22 de maio para 23 de março devido ao avanço dos casos de coronavírus. A vacina não protege contra o novo coronavírus, mas vai auxiliar profissionais na triagem de pacientes e acelerar o eventual diagnóstico do novo coronavírus.

Na UBS Max Perlman, Na Vila Nova Conceição, na Zona Sul de São Paulo, foram feitas marcações no chão com um "x" para criar espaço na fila e posicionar a espera das pessoas à distância que vão se imunizar. Além disso, nesta unidade, terá um esquema de vacinação 'drive-thru' para o idoso que for de carro ser vacinado sem descer do veículo e ter contato com outras pessoas.

Foto: Luiza Vaz/TV GloboMarcações em x no chão indicam distância entre pessoas na fila da vacina contra a gripe em UBS da Zona Sul.
Marcações em x no chão indicam distância entre pessoas na fila da vacina contra a gripe em UBS da Zona Sul.

De acordo com o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, equipes da Saúde irão visitar os idosos que estão acamados e não conseguem se movimentar. “Nós temos o controle disso pelas unidades de saúde nossas da cidade e, eventualmente, se o idoso estiver acamado a família pode acionar a UBS mais próxima e nós vamos até a casa da pessoa”, disse.

Para evitar a aglomeração de pessoas por causa do combate à Covid-19, a prefeitura informou que montará salas especiais para atender os idosos, e que "organiza, por meio das visitas feitas pelas Equipes de Estratégias da Família, a vacinação extramuros e em domicílio, para os casos prioritários".

A Secretaria Municipal de Saúde informou ainda que, em unidades maiores, onde há estacionamento, serão montadas tendas para vacinação rápida e triagem, para evitar que os idosos fiquem entrando e saindo da unidade.

Ao todo, serão 20 mil profissionais que irão trabalhar na vacinação, além de 2 mil estagiários. Em Mairiporã, na Grande São Paulo, os profissionais de saúde irão nas casas dos idosos e aplicam a vacina no portão, sem entrar no imóvel.

Segundo a Prefeitura de São Paulo, as vacinas estarão disponíveis nas 468 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital para os grupos prioritários.. Veja aqui qual a mais próxima da sua residência.

A partir do dia 16 de abril, a campanha se estende para professores, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e profissionais das forças de segurança e salvamento.

A terceira etapa da campanha, a partir de 9 de maio, irá contemplar as crianças na faixa etária dos 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos de idade.

Fonte: G1

Comentários