SP cria esquema especial de vacinação com 'drive-thru' no primeiro dia da campanha contra a gripe
Vacina não protege contra o coronavírus, mas irá ajudar profissionais de saúde no diagnóstico da doençaNo primeiro dia de vacinação contra a gripe Influenza e H1N1, a Prefeitura de São Paulo criou um esquema especial para imunizar a população com medidas para evitar a aglomeração de pessoas e impedir a proliferação do coronavírus.
A primeira etapa de vacinação é exclusiva para idosos, com mais de 60 anos, profissionais da área da saúde. Mais de 2 milhões de pessoas devem ser vacinadas nesta primeira etapa. A estimativa é imunizar 1,8 milhão de idosos.
A vacinação foi antecipada de 22 de maio para 23 de março devido ao avanço dos casos de coronavírus. A vacina não protege contra o novo coronavírus, mas vai auxiliar profissionais na triagem de pacientes e acelerar o eventual diagnóstico do novo coronavírus.
Na UBS Max Perlman, Na Vila Nova Conceição, na Zona Sul de São Paulo, foram feitas marcações no chão com um "x" para criar espaço na fila e posicionar a espera das pessoas à distância que vão se imunizar. Além disso, nesta unidade, terá um esquema de vacinação 'drive-thru' para o idoso que for de carro ser vacinado sem descer do veículo e ter contato com outras pessoas.
De acordo com o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, equipes da Saúde irão visitar os idosos que estão acamados e não conseguem se movimentar. “Nós temos o controle disso pelas unidades de saúde nossas da cidade e, eventualmente, se o idoso estiver acamado a família pode acionar a UBS mais próxima e nós vamos até a casa da pessoa”, disse.
Para evitar a aglomeração de pessoas por causa do combate à Covid-19, a prefeitura informou que montará salas especiais para atender os idosos, e que "organiza, por meio das visitas feitas pelas Equipes de Estratégias da Família, a vacinação extramuros e em domicílio, para os casos prioritários".
A Secretaria Municipal de Saúde informou ainda que, em unidades maiores, onde há estacionamento, serão montadas tendas para vacinação rápida e triagem, para evitar que os idosos fiquem entrando e saindo da unidade.
Ao todo, serão 20 mil profissionais que irão trabalhar na vacinação, além de 2 mil estagiários. Em Mairiporã, na Grande São Paulo, os profissionais de saúde irão nas casas dos idosos e aplicam a vacina no portão, sem entrar no imóvel.
Segundo a Prefeitura de São Paulo, as vacinas estarão disponíveis nas 468 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital para os grupos prioritários.. Veja aqui qual a mais próxima da sua residência.
A partir do dia 16 de abril, a campanha se estende para professores, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e profissionais das forças de segurança e salvamento.
A terceira etapa da campanha, a partir de 9 de maio, irá contemplar as crianças na faixa etária dos 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos de idade.
Fonte: G1
Comentários
Últimas Notícias
-
Justiça
STF invalida norma do Ceará que cobrava IPVA sobre aeronaves e embarcações
-
Justiça
STF afasta cobrança retroativa da contribuição sindical e define parâmetros para valores
-
Economia
Acabar com a escala 6x1 é fundamental, é muito importante, diz o ministro Luiz Marinho
-
Política
Mesmo após polêmica, prefeitos do PT seguem demonstrando apoio a Ciro Nogueira
-
Geral
Ponte Metálica entre Teresina e Timon é interditada para novos reparos
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Política
Cozinhas precárias e falhas nutricionais levam prefeito de Massapê do Piauí a ser multado pelo TCE
-
Política
Justiça Eleitoral cassa mandato de prefeito de Simões por abuso de poder político nas eleições de 2024
-
Justiça
Justiça do Piauí condena Bradesco a indenizar moradora de Regeneração em oito vezes o valor de empréstimo fraudulento
-
Segurança Pública
Justiça nega prisão domiciliar a acusado de matar o policial Marcelo Soares Costa
-
Geral
Comércio de Teresina terá funcionamento especial no domingo (21); confira