Semec apresenta aos vereadores regime de atividades não presenciais em Teresina
Durante o encontro virtual, foram apresentandas as estratégias pensadas pela equipe da Secretaria Municipal de Educação (Semec) para retomar o calendário escolarPara compartilhar com a Câmara Municipal de Teresina o modelo do regime de atividades pedagógicas não presenciais das escolas da Prefeitura, a secretária municipal de Educação Katia Dantas e a secretaria executiva de Ensino, Irene Lustosa, participaram nessa segunda-feira (15), de um reunião online com os vereadores da capital.

Durante o encontro virtual, Kátia apresentou as estratégias pensadas pela equipe da Secretaria Municipal de Educação (Semec) para retomar o calendário escolar, desde a Educação Infantil à Educação de Jovens e Adultos.
O regime é constituído por um conjunto de estratégias, entre elas estão a criação de grupos de Whatsapp, acesso a plataformas digitais, distribuição de livros e atividades impressas e também a transmissão das aulas pela TV.
“As atividades não presenciais não têm o objetivo de substituir as aulas presenciais, pois nada se compara com o processo de ensino e aprendizagem mediado pela interação direta dos alunos com os professores e com os seus pares e com o próprio ambiente escolar, mas, o que se pretende é reduzir os impactos causados com a pandemia na aprendizagem dos alunos”, explica a secretária.
Segundo ela, o foco está em desenvolver as aprendizagens estruturantes por meio das atividades não presenciais. “Estamos priorizando o conteúdo essencial, para consolidar o que é mais importante”, completa.
Os vereadores fizeram perguntas e também tiveram acesso a um relatório completo sobre as atividades realizadas pela Semec desde a suspensão das aulas, inclusive, várias delas, realizadas com o apoio de parceiros (Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, Fundação Lemann, Instituto Airton Senna, Instituto Alfa e Beto).
Como os alunos estão desde o mês de março com as aulas suspensas, a retomada do calendário escolar com essas atividades não presenciais será o marco importante. além do Projeto “Em casa eu aprendo”, as escolas estão realizado inúmeras atividades e buscados formas para retomar o vinculo de aprendizagem com os alunos e o contato com as famílias, e agora a programação na TV ampliou a abrangência de transmissão dos conteúdos.
A vereadora Graça Amorim parabenizou a equipe da Semec e destacou a importância das aulas não presenciais no atual contexto.
“Foi uma apresentação bastante esclarecedora sobre as medidas adotadas pela Prefeitura de Teresina no que se refere à educação. Essas aulas devem diminuir os prejuízos no aprendizado dos alunos, que nesse momento precisam ficar em casa. Vimos que estão sendo utilizadas todas as plataformas possíveis, o que vai ajudar o aluno a ter uma base quando as aulas voltarem. Isso mostra o compromisso com a cidade”, concluiu Graça Amorim.
Fonte: Prefeitura de Teresina
Comentários
Últimas Notícias
-
Segurança Pública PM faz buscas a acusados de atirar em casal durante tentativa de assalto no Parque Brasil
-
Segurança Pública Mulher é morta com golpes de faca e marido é preso em Colônia do Piauí
-
Justiça Justiça do Piauí declara nulo contrato de cartão consignado de servidor público
-
Piauí Governo do Estado lança plataforma de cadastro do Morar Bem Piauí nesta segunda (16)
-
Política Empresa condenada na Operação Topique mantém contratos milionários com a Prefeitura de Teresina
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Política Prefeito de Simões tem contas bloqueadas por omissão na prestação de contas públicas
-
Geral Adolescente de 15 anos que estava desaparecida é encontrada na zona sul de Teresina
-
Geral Da tragédia à esperança: eis que nasce a turma “Dom Aloísio Lorscheider!” Por Augusto César Coutinho
-
Justiça Justiça do Piauí declara nulo contrato de cartão consignado de servidor público
-
Política Merlong Solano critica apoio de petistas a Ciro Nogueira: “É incoerente com a estratégia do PT”