Rússia quer firmar acordo com Brasil para produzir vacina contra COVID-19

"Grande parte da população brasileira poderá ser já vacinada neste ano, se tivermos um acordo com produtores brasileiros", afirmou o CEO do Fundo Soberano da Federação Russa, Kirill Dmitriev

A Rússia aguarda o sinal verde para começar a produção e distribuição de uma vacina contra a COVID-19. Para atender aos mercados da América Latina, o país quer firmar acordos com laboratórios do Brasil.

Foto: REUTERSVacina COVID-19
Vacina COVID-19

O CEO do Fundo Soberano da Federação Russa, Kirill Dmitriev, que coordenou o desenvolvimento da vacina, confirmou as negociações ao Valor. "Grande parte da população brasileira poderá ser já vacinada neste ano, se tivermos um acordo com produtores brasileiros", afirmou.

Dmitriev explicou que a aprovação da Rússia para o começo da produção deve vir em agosto. Será a primeira vacina a receber o aval. Caso consiga firmar acordo com o Brasil, a produção nos laboratórios brasileiros começaria em outubro ou novembro. "Estamos em conversações tanto com laboratórios do setor público como privado no Brasil, e nosso interesse é também de fazer testes clínicos e produzir drogas contra a COVID-19 no país", disse, sem mencionar quais laboratórios foram procurados para a parceria.

A Rússia planeja produzir 30 milhões de doses no país e 170 milhões em outros lugares. O Brasil seria responsável pela produção para a América Latina.

O plano da Rússia vai contra as previsões da OMS (Organização Mundial da Saúde), que disse que uma vacinação em massa deve ocorrer apenas em 2021. “Sendo otimista, estamos acelerando o máximo possível, mas temos de garantir segurança, tomar toda precaução para ter resultado seguro. Mas, sendo realista, será na primeira parte do próximo ano até que comecemos a ver pessoas sendo vacinadas”, disse o diretor-executivo, Michael Ryan.

A vacina russa se baseia em uma plataforma de adenovírus. Essa base teve sucesso na produção da vacina contra o Ebola, o que é visto pelos russos como vantagem sobre as outras vacinas em desenvolvimento. O adenovírus está presente no vacina da Universidade de Oxford, considerada uma das mais promissoras. A Rússia diz, no entanto, que o Reino Unido usa um tipo de adenovírus como vetor e isso reduz a capacidade de imunização.

Dmitriev falou da acusação dos Estados Unidos, Reino Unido e Canadá que que a Rússia teria roubado informações sobre as pesquisas de vacinas. "Essa acusação ironicamente acabou jogando positivamente para nós, porque vários países descobriram a existência da vacina russa e querem trabalhar conosco", disse, completando que "é uma acusação infeliz, porque torna político algo que deveria ser para salvar vidas".

Fonte: Poder360

Comentários