Produtos de origem agroecológica têm alta procura na Quitanda da Agricultura Familiar
Os agricultores que expõem na Quitanda garantem que seus produtos são cultivados com cuidado e oferecem uma variedade de itens de primeira qualidadeNo último domingo (3), a Feirinha Verde realizada na Universidade Federal do Piauí (UFPI) foi palco de mais uma edição movimentada da Quitanda da Agricultura Familiar. Dezenas de produtores da zona rural de Teresina e cidades vizinhas participaram do evento, oferecendo uma variedade de produtos de origem vegetal e animal, destacando-se pela qualidade e pela procedência agroecológica.

A Quitanda da Agricultura Familiar é uma iniciativa da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) que visa promover a comercialização de produtos produzidos por agricultoras e agricultores familiares do Cinturão Verde, abrangendo a zona rural de Teresina e municípios circunvizinhos. Hortaliças, frutas frescas, doces artesanais, mel, cajuína, carne e diversos outros itens fazem parte do amplo leque de opções oferecido aos consumidores.
O destaque da feira vai para a crescente procura por produtos de origem agroecológica. Consumidores conscientes, como a fisioterapeuta Cláudia Pereira, buscam alimentos naturais, isentos de agrotóxicos, e destacam a importância de uma alimentação mais saudável. "Eu vim aqui buscar a agricultura familiar por conta da importância de estar consumindo alimentos sem agrotóxicos, mais saudáveis, porque a gente sabe da importância desses alimentos para a nossa alimentação." relata Cláudia.

Os agricultores que expõem na Quitanda garantem que seus produtos são cultivados com cuidado e oferecem uma variedade de itens de primeira qualidade. Raimunda Aguiar, por exemplo, traz produtos da Serra do Gavião, como hortaliças, doces, farinha e frutas, garantindo a excelência e a procedência natural de seus produtos.
Tiago Patrício, diretor de parcerias empresariais da SAF, destaca o sucesso tanto para os consumidores quanto para os agricultores e ressalta o incentivo da SAF à produção agroecológica visando a obtenção de produtos orgânicos. Ele menciona: "A transição agroecológica para o orgânico é uma transição que demora, tem uma série de exigências, uma série de normas com passos e etapas a cumprir, e ela voltou a ser trabalhada, estamos com vários grupos em transição agroecológica e estamos trabalhando o desenvolvimento do orgânico".
Além das edições quinzenais na Feirinha Verde da UFPI, a Quitanda da Agricultura Familiar marca presença em condomínios de Teresina, possui uma gôndola no supermercado Carvalho Super e realiza edições semanais em empresas parceiras. O projeto da SAF atua em diversas frentes para auxiliar agricultoras e agricultores familiares na comercialização de seus produtos, promovendo o consumo consciente e o fortalecimento da agricultura familiar.
Fonte: JTNEWS com informações do Governo do Piauí
Comentários
Últimas Notícias
-
Segurança Pública PRF apreende 1,3 tonelada de pescados na BR 343 em Piripiri (PI)
-
Segurança Pública Jovem morto no bairro Santa Fé era ameaçado por membros do PCC, diz delegado
-
Segurança Pública Homem é executado a tiros em posto de combustíveis na cidade de Altos (PI)
-
Geral Corpo é encontrado boiando em lagoa na cidade de Ilha Grande (PI)
-
Geral Motoristas e cobradores de ônibus paralisam atividades na zona leste de Teresina
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Segurança Pública Coronel da PM/PI denunciado por estupro de vulnerável pelo MPPI continua em liberdade e nas funções militares
-
Segurança Pública Mentor de sequestro em Monsenhor Gil tentou extorquir empresário para pagar traficantes
-
Segurança Pública Funcionário público e contador são presos, acusados de sequestrar e torturar mulher em Teresina
-
Segurança Pública Acusados de matar irmãos na Cerâmica Cil são presos pelo DHPP
-
Esportes Hércules, de Jaicós - PI, brilha e garante classificação do Fluminense às quartas da Copa do Mundo de Clubes