Produtos de origem agroecológica têm alta procura na Quitanda da Agricultura Familiar
Os agricultores que expõem na Quitanda garantem que seus produtos são cultivados com cuidado e oferecem uma variedade de itens de primeira qualidadeNo último domingo (3), a Feirinha Verde realizada na Universidade Federal do Piauí (UFPI) foi palco de mais uma edição movimentada da Quitanda da Agricultura Familiar. Dezenas de produtores da zona rural de Teresina e cidades vizinhas participaram do evento, oferecendo uma variedade de produtos de origem vegetal e animal, destacando-se pela qualidade e pela procedência agroecológica.

A Quitanda da Agricultura Familiar é uma iniciativa da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) que visa promover a comercialização de produtos produzidos por agricultoras e agricultores familiares do Cinturão Verde, abrangendo a zona rural de Teresina e municípios circunvizinhos. Hortaliças, frutas frescas, doces artesanais, mel, cajuína, carne e diversos outros itens fazem parte do amplo leque de opções oferecido aos consumidores.
O destaque da feira vai para a crescente procura por produtos de origem agroecológica. Consumidores conscientes, como a fisioterapeuta Cláudia Pereira, buscam alimentos naturais, isentos de agrotóxicos, e destacam a importância de uma alimentação mais saudável. "Eu vim aqui buscar a agricultura familiar por conta da importância de estar consumindo alimentos sem agrotóxicos, mais saudáveis, porque a gente sabe da importância desses alimentos para a nossa alimentação." relata Cláudia.

Os agricultores que expõem na Quitanda garantem que seus produtos são cultivados com cuidado e oferecem uma variedade de itens de primeira qualidade. Raimunda Aguiar, por exemplo, traz produtos da Serra do Gavião, como hortaliças, doces, farinha e frutas, garantindo a excelência e a procedência natural de seus produtos.
Tiago Patrício, diretor de parcerias empresariais da SAF, destaca o sucesso tanto para os consumidores quanto para os agricultores e ressalta o incentivo da SAF à produção agroecológica visando a obtenção de produtos orgânicos. Ele menciona: "A transição agroecológica para o orgânico é uma transição que demora, tem uma série de exigências, uma série de normas com passos e etapas a cumprir, e ela voltou a ser trabalhada, estamos com vários grupos em transição agroecológica e estamos trabalhando o desenvolvimento do orgânico".
Além das edições quinzenais na Feirinha Verde da UFPI, a Quitanda da Agricultura Familiar marca presença em condomínios de Teresina, possui uma gôndola no supermercado Carvalho Super e realiza edições semanais em empresas parceiras. O projeto da SAF atua em diversas frentes para auxiliar agricultoras e agricultores familiares na comercialização de seus produtos, promovendo o consumo consciente e o fortalecimento da agricultura familiar.
Fonte: JTNEWS com informações do Governo do Piauí
Comentários
Últimas Notícias
-
Segurança Pública DENARC deflagra operação contra membros do PCC em Teresina
-
Segurança Pública Casal do Bonde dos 40 é capturado após ameaçar o delegado Charles Pessoa
-
Geral Prefeitura de Teresina paga R$ 28 milhões em juros ao Banco do Brasil no início de 2025
-
Segurança Pública Detento foge do Hospital de Urgência de Teresina enquanto aguardava cirurgia
-
Política TCE bloqueia contas da Prefeitura de Campo Maior por inadimplência na prestação de contas
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Piauí TCE-PI suspende concorrência pública em Pimenteiras por irregularidades em edital
-
Justiça Juizado de Altos (PI) condena Banco do Brasil por seguro indevido em empréstimo de servidor público
-
Geral Motoristas e cobradores de ônibus, decretam greve e anunciam paralisações a partir de sexta-feira (9), em Teresina (PI)
-
Segurança Pública Policiais civis cobram voz no Pacto pela Ordem e denunciam exclusão do governo do Piauí
-
Geral Prefeitura de Piripiri paga mais que o dobro por show de Felipe Amorim em comparação com Campo Maior