Presidente da CCJ do Senado explica como será a sabatina de Kassio Nunes Marques ao STF

O voto será secreto para a indicação do ministro e, conforme o Regimento os senadores precisarão votar presencialmente nos terminais de votação, cuja data já está acertada para o dia 21/10

A sabatina que irá analisar a indicação do desembargador Kassio Nunes Marques pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, para vaga que surgirá no Supremo Tribunal Federal (STF) nesse dia 13 de outubro com a aposentadoria do ministro Celso de Mello, está confirmada para o dia (21/10) e deverá se estender por todo o dia; contará também com a participação de senadores que não são integrantes da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Foto: Samuel Figueira/TRF 1ª RegiãoKassio Nunes Marques desembargador federal na iminência de alçar ao cargo de ministro do STF
Kassio Nunes Marques desembargador federal na iminência de alçar ao cargo de ministro do STF

As explicações sobre o rito foram dadas pela presidente do colegiado, senadora Simone Tebet (MDB-MS), que ainda não definiu o relator da mensagem.

De acordo com Simone, a presidência da CCJ indicará o relator da mensagem que fará leitura do seu relatório no dia 21. Logo em seguida, uma nova sessão será convocada para que todos os senadores, e não apenas os membros da comissão, sabatinem o indicado, que deverá responder a uma série de perguntas pertinentes ao desempenho do cargo a ser ocupado.

Em razão das novas regras de deliberação remota por conta da pandemia de COVID-19, como explicou a senadora Tebet, a sessão será realizada imediatamente após a leitura do relatório.

— Esse relatório é lido na sessão marcada e nós marcamos [a sabatina] na sessão seguinte, que pode ser em 48 horas, 24 horas, uma semana, mas por conta de estarmos no plenário virtual, os tempos estão encurtados — ressaltou.

O parecer aprovado ou rejeitado pela maioria simples dos membros da CCJ, em votação secreta, como explicou Simone, será encaminhado para análise do Plenário do Senado. A Comissão de Constituição e Justiça é composta por 27 parlamentares.

— Feita a sabatina, que não tem hora para acabar, normalmente elas acontecem no período de 10 ou 12 horas de trabalho, já tivemos sabatinas bem mais longas do que essas, os senadores vão votar na comissão, só os membros da comissão. É uma votação secreta. Essa votação é apurada imediatamente e depois nós encaminhamos o processo para o Plenário.

Foto: Jacinto Teles/JTNEWSCongresso Nacional
Senado Federal: uma das casas que compõem o Congresso Nacional onde o piauiense Kassio Nunes será sabatinado

No Plenário, da mesma forma, pode haver discussões, debates, faz-se uma votação secreta e aí se apura o resultado. Essa pessoa precisa ter maioria absoluta, metade mais um dos senadores, portanto, 41 votos para ser confirmado ministro do Supremo Tribunal Federal — explicou.

Caso a indicação seja aprovada, o presidente da República tem a autorização para nomear o indicado assim que receber a comunicação do Senado, podendo a posse efetiva ocorrer em poucos dias. Se a indicação for rejeitada, o presidente Jair Bolsonaro terá de apresentar outro nome aos senadores. O desembargador Kassio Nunes Marques foi indicado pelo presidente para ocupar vaga a ser deixada pelo ministro Celso de Mello, que se aposentará no próximo dia 13.

A votação será presencial

Como o regimento do Senado determina voto secreto para a indicação de autoridades, os senadores precisarão votar presencialmente nos terminais de votação que serão disponibilizados dentro e fora do Plenário e da sala da comissão, assim como na primeira semana de esforço concentrado que ocorreu entre os dias 21 e 25 de setembro.

Foto: Macos Oliveira/SenadoPresidente da CCJ do Senado, Simone Tebet deu prazo até terça-feira para análise de Relatório

A oferta de mais pontos de coleta espalhados pelo Senado busca reduzir os riscos de contágio pelo coronavírus entre senadores e colaboradores.

Fonte: JTNEWS com informações da Agência Senado

Comentários