Piauí atinge 100% de adesão na Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente da ANVISA
A avaliação da ANVISA é baseada em 21 indicadores que cobrem aspectos fundamentais de segurança do paciente.O Piauí alcançou um marco importante na área da saúde, atingindo, mais uma vez, 100% de adesão na Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente de 2024, realizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Essa avaliação faz parte do Plano Integrado para Gestão Sanitária da Segurança do Paciente, que visa garantir a implementação de boas práticas de segurança em hospitais e serviços de saúde em todo o Brasil. O processo avaliou 25 hospitais do Piauí (públicos e privados) que possuem leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Dos hospitais públicos do estado, destacaram-se com alta conformidade: o Hospital Getúlio Vargas (HGV), o Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela (IDTNP), o Hospital Infantil Lucídio Portela (HILP), o Hospital da Polícia Militar Dirceu Arcoverde (HPM), o Hospital Regional de Piripiri Chagas Rodrigues e o Hospital Estadual de Parnaíba Dirceu Arcoverde (HEDA).
A Clínica Nefrológica do Hospital Getúlio Vargas (HGV) também se destacou na avaliação, alcançando a pontuação máxima de 100% de conformidade, refletindo o excelente trabalho realizado no cuidado aos pacientes em tratamento renal.
“No Piauí, essa conquista é um reflexo do compromisso das instituições de saúde com a segurança e o bem-estar da população. A Sesapi continuará acompanhando e monitorando as práticas de segurança no estado, para que cada vez mais serviços de saúde possam atingir altos índices de conformidade e qualidade”, comemorou o superintendente de Gestão da Rede de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campelo.
A avaliação da ANVISA é baseada em 21 indicadores que cobrem aspectos fundamentais de segurança do paciente, incluindo o uso seguro de medicamentos, prevenção de infecções, notificação de eventos adversos e prevenção de quedas, entre outros.
O processo de avaliação nacional é feito anualmente, de forma voluntária pelos serviços de saúde, e é coordenado pelas Vigilâncias Sanitárias Estaduais, com o apoio da ANVISA.
“No Piauí, esse monitoramento está sob responsabilidade da Diretoria de Vigilância Sanitária (DIVISA), que tem se dedicado para garantir a melhoria contínua da segurança dos pacientes em todo o estado”, explicou a superintendente de Atenção aos Municípios da Sesapi, Leila Santos.
Esta é a 9ª vez consecutiva que o Piauí faz adesão às práticas de segurança do paciente da Anvisa. “A avaliação nacional das práticas de segurança do paciente é fundamental para melhorar a qualidade da assistência à saúde, reduzir riscos e garantir a proteção dos pacientes durante os atendimentos médicos”, finalizou a diretora da Vigilância Sanitária do Estado, Tatiana Chaves.
Fonte: JTNEWS com informações do Governo do Piauí
Comentários
Últimas Notícias
-
Justiça MPPI denuncia sobrepreço em contrato de R$ 331 mil firmado pela Prefeitura de São José do Peixe (PI)
-
Geral TCE-PI determina suspensão de pagamentos de contrato de advocacia em Santo Antônio de Lisboa
-
Geral Bolsonaro faz ressonância após passar mal à noite em hospital do DF
-
Geral Homem baleado no Parque Brasil morre após três dias internado no HUT
-
Cultura Feira Regional do Empreendedor LGBT+ movimenta Teresina com palestras, arte e show de Linn da Quebrada
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Justiça Tribunal de Justiça do Pará confirma liminar e anula decreto de demissão de policial penal pelo governador do estado
-
Geral Balanço
-
Política Ministro André Mendonça autoriza PF a prender “Careca do INSS” em nova fase da Operação Cambota
-
Justiça A (In)constitucionalidade do Tema 122 do TST à luz do pacto de trabalho doméstico
-
Segurança Pública Polícia Civil prende advogado acusado de invadir apartamento e agredir ex-esposa em Teresina