OAB-PI realiza Simpósio 'Da Escravidão à Contemporaneidade no Brasil'

O credenciamento iniciará hoje das 15h às 18h, podendo ser realizado também no site do evento ou na portaria da Ordem dos Advogados no Piauí

O dia 20 de novembro é denominado 'Dia Nacional da Consciência Negra'. Em homenagem a esta data, a Ordem dos Advogados do Brasil [Seccional do Piauí], sediará a partir de hoje (20) o I Simpósio da Escravidão à Contemporaneidade: reflexões sobre a trajetória dos negros e de seus descendentes no Brasil.

Foto: Divulgação/OAB-PIPresidente da OAB durante fala em Simpósio jurídico
Presidente da OAB, Celso Neto, durante fala em simpósio jurídico

O evento está sob a organização geral do presidente da OAB-PI, Celso Barros Coelho Neto, diretamente auxiliado pela Comissão da Verdade da Escravidão Negra no Brasil, Edilson Sepulveda, presidida pelo advogado Edilson Sepúlveda, cujo período de realização  será nestes dias 20 e 21 de novembro. 

Foto: Jacinto Teles/JTNewsOAB realiza o I Simpósio sobre escravatura no Brasil
Edilson Sepúlveda, preside a Comissão especial da OAB-PI, sobre Escravidão Negra

O credenciamento iniciará hoje às 15h e termina às 18h, podendo ser realizado no site do evento ou na portaria da OAB-PI, no bairro Cabral em Teresina [ao lado do Tribunal de Justiça], contará com oito palestrantes e os participantes terão direito a certificado de 30h/aula.

PROGRAMAÇÃO DO SIMPÓSIO

A primeira palestra, ainda no dia 20, será a respeito das trajetórias e autobiografias de mulheres negras nas Minas Gerais do século XVIII, pelo professor de História Eduardo França Paiva, tendo inicio às 19h.

Já no dia 21, a primeira mesa começa às 9h com a professora com especilização em Educação e Cultura Afrodescendente, Francisca Raquel da Costa. A palestrante tratará da escravidão e liberdade no Piauí, casos de reescravização de libertos e escravização ilegal de pessoas livres.

"Os libertos do Piauí no Exército Imperial Brasileiro: recrutamento, voluntariado e desapropriação para o serviço militar durante a guerra da Tríplice Aliança" é o tema da segunda paletra que será ministrada pelo professor e membro consultor da Comissão da Verdade da Escravidão Negra no Brasil da OAB-PI, Johny Santana de Araújo.

Iniciando às 15h, a primeira apresentação da segunda mesa, sobre escravidão e jornais piauienses do século XIX, será realizada pela doutoranda em história do Brasil, Talyta Marjorie Lira Sousa. Em seguida, o professor Rodrigo Caetano Silva apresentará o tema "advogados, políticos e escravos inseridos no processo de abolição da instituição escravista".

No último momento da mesa, o professor Túlio Henrique Pereira falará a respeito da corporeidade e ancestralidade: escravagismo e visualidade afro-brasileiras e africanas.

O encerramento do evento ficará por conta da bacharel em História pela Universidade Federal  de Santa Catarina, mestre e doutora em História pela Universidade de Waterloo, no Canadá. O tema será "a precariedade da liberdade: abordagem comparativa entre a escravidão moderna e a contemporânea. 

Fonte: JTNews, com informações da OAB-PI

Comentários