Ministro Nunes Marques dá aval a candidatura de Roberto Arruda em Brasília; político deve concorrer ao GDF

Aumenta probabilidade de Arruda sair candidato a governador do Distrito Federal pelo PL de Jair Bolsonaro; nota-se iminente conflito de interesses eleitorais na base do Presidente

O ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu a eficácia de decisões do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) que, ao manterem condenações do ex-governador do DF José Roberto Arruda por improbidade administrativa no âmbito da operação Caixa de Pandora, haviam suspendido, por oito anos, seus direitos políticos.

Foto: Carlos Moura/SCO/STFMinistro-Relator Nunes Marques, da ADI 7069,  deve pedir pauta nos próximos dias, pois ele adotou o Rito Abreviado
Ministro Nunes Marques é autor da Liminar que deixa Ibaneis Rocha com "barbas de molho" no contexto político eleitoral

Na Petição (PET) 10510, Arruda argumenta que as condutas praticadas por ele não estariam descritas no artigo 11 da redação original da Lei de Improbidade Administrativa (Lei 8.429/1992). Alega, ainda, que a nova redação da norma, trazida pela Lei 14.230/2021, passou a exigir a demonstração inequívoca do dolo (intenção) específico, que, segundo ele, não teria ficado caracterizado no caso.

Já na PET 10511, a argumentação é de que, também com base na nova redação da Lei de Improbidade, teria ocorrido a prescrição, porque se passaram mais de quatro anos desde o ajuizamento da ação e a publicação da sentença condenatória.

Foto: Agência BrasilRoberto Arruda
Roberto Arruda

Efeito suspensivo

Ao conceder liminares nos dois pedidos, o ministro Nunes Marques considerou cabível a concessão de efeito suspensivo ao recurso extraordinário com agravo interposto por Arruda contra as decisões do TJDFT. Para o ministro, a nova redação da Lei de Improbidade exige a análise, pelo STF, do transcurso do prazo de prescrição dos fatos que fundamentaram as condenações.

Foto: Jacinto Teles/JTNewsGovernador do DF, Ibaneis Rocha - esqueceu que a Penitenciária Federal de BSB foi inaugurada por Michel Temer do seu partido (MDB)
A liminar concedida pelo ministro Nunes Marques do STF em favor de Roberto Arruda é tudo que Ibaneis Rocha não esperava no momento - na foto o governador do DF fala na convenção do MDB que indicou Dr. Pessoa à Prefeitura de Teresina (PI)

Além disso, o relator constatou que a urgência está evidenciada no caso, pois se encerra hoje (5) o prazo para escolha dos candidatos pelos partidos e para deliberação sobre coligações.

Contudo, Nunes Marques observou que a duração dos efeitos de sua decisão depende do que for decidido pelo Plenário do STF no Recurso Extraordinário com Agravo (ARE) 843989, com repercussão geral, que discute a retroatividade das alterações na Lei de Improbidade Administrativa aos atos de improbidade culposos (sem intenção) e aos prazos de prescrição. O julgamento começou esta semana e, até o momento, foram proferidos dois votos.

Ele explicou que o mérito do pedido de Arruda será julgado em conformidade com a decisão a ser tomada pelo Tribunal nesse julgamento. "Embora a prudência autorize a concessão da liminar, cabe exclusivamente ao candidato a assunção dos riscos decorrentes da formalização precária de sua candidatura", advertiu.

Fonte: JTNEWS com informações do STF

Comentários