Lei Seca no Piauí: proibida compra e venda de bebidas alcoólicas durante as eleições municipais de 2024
A justificativa para a adoção da chamada “Lei Seca” é evitar incidentes que comprometam o exercício democrático do voto.O secretário de Segurança Pública do Estado do Piauí publicou uma portaria sexta-feira (27) que estabelece a proibição da venda e consumo de bebidas alcoólicas em todo o território estadual durante o primeiro turno das eleições municipais de 2024. A medida começa a valer a partir das 18h do dia 5 de outubro e segue até as 18h do dia 6 de outubro, com o objetivo de garantir a ordem e a segurança no período eleitoral.
De acordo com a portaria, a proibição se aplica a bares, restaurantes, supermercados, mercearias e estabelecimentos similares, além de locais públicos. A decisão tem como base o artigo 144 da Constituição Federal e a Constituição do Estado do Piauí, e segue o reconhecimento do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI) sobre o exercício do poder de polícia pela Secretaria de Segurança Pública na manutenção da ordem e tranquilidade durante o pleito.
A justificativa para a adoção da chamada “Lei Seca” é evitar incidentes que comprometam o exercício democrático do voto. Segundo a Secretaria de Segurança Pública, o consumo de bebidas alcoólicas pode gerar transtornos e desordens que impactam a segurança pública e a regularidade dos trabalhos eleitorais. A proibição já se mostrou eficaz em eleições anteriores, especialmente nos locais de votação, segundo a avaliação do órgão.
O descumprimento da portaria implicará em punições previstas no Código Eleitoral Brasileiro. De acordo com o artigo 347 da legislação, os infratores poderão responder por crime de desobediência, com penas que variam de acordo com a gravidade da infração. Além disso, promover desordem que prejudique os trabalhos eleitorais também é considerado crime, conforme disposto no artigo 296 do Código Eleitoral.
A Secretaria de Segurança reforça que a medida visa assegurar um ambiente pacífico e seguro para todos os eleitores durante o processo de escolha dos representantes municipais. A portaria já está em vigor e a população é alertada a colaborar com as orientações para evitar transtornos durante a votação.
Fonte: JTNEWS
Comentários
Últimas Notícias
-
Política
Justiça Eleitoral cassa mandato de prefeito de Simões por abuso de poder político nas eleições de 2024
-
Segurança Pública
Mulher é encontrada morta com marcas de tiros e mãos amarradas em estrada no Litoral do Piauí
-
Política
Eduardo Bolsonaro se pronuncia após ter mandato cassado
-
Justiça
STF determina adoção de plano para combater racismo estrutural no país
-
Segurança Pública
PF mira deputados em operação que apura desvio de cotas parlamentares
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Segurança Pública
Polícia Penal ganha destaque na PEC da Segurança Pública, após relatório do deputado federal Mendonça Filho
-
Política
Justiça Eleitoral cassa mandato de prefeito de Simões por abuso de poder político nas eleições de 2024
-
Justiça
Justiça do Piauí condena Bradesco a indenizar moradora de Regeneração em oito vezes o valor de empréstimo fraudulento
-
Saúde
Leite materno: o primeiro remédio contra doenças crônicas; por Grazi Mantovaneli
-
Política
Prefeitura ignora proposta de R$ 171 mil e contrata por R$ 223 mil após prazo de 5 minutos