Jovem nordestino dá depoimento em reunião da UNICEF em Nova Iorque

Pela primeira vez na história do Fundo das Nações Unidas para a Infância, adolescentes participam como delegados da reunião

Na quarta-feira (11), o jovem Felipe Caetano (17), falou na abertura da sessão do Conselho Executivo da UNICEF. Pela primeira vez na história do Fundo das Nações Unidas para a Infância, adolescentes participam como delegados da reunião que está sendo realizada na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque.

Felipe falou ao lado da norte-americana Alexandria Villaseñor (14) do presidente do Conselho, Omar Hilale, e da diretora-executiva do UNICEF, Henrietta Fore.

Foto: UNICEFFelipe Caetano discursa na abertura da sessão do Conselho Executivo do UNICEF, ao lado da diretora-executiva da organização, Henrietta Fore, e da adolescente norte-americana Alexandria Villaseñor
Felipe Caetano discursa na abertura da sessão do Conselho Executivo do UNICEF, ao lado da diretora-executiva da organização, Henrietta Fore, e da adolescente norte-americana Alexandria Villaseñor

“Eu não sou apenas Felipe, sou as 152 milhões de crianças do mundo que estão em trabalho infantil”, discursou o adolescente na ONU. Felipe Caetano, natural de Aquiraz (CE), começou a trabalhar aos 8 anos para ajudar a sustentar sua família.

Ao ingressar em 2014 no Núcleo de Cidadania dos Adolescentes, organizado pelo UNICEF em seu município, começou a conhecer seus direitos e seu papel como cidadão. O adolescente parou de trabalhar e passou a defender os direitos de outros meninos e meninas.

Felipe está terminando o ensino médio e sonha em ingressar no Ministério Público do Trabalho (MPT) para continuar combatendo o trabalho infantil. “Só a educação e a participação cidadã de crianças e adolescentes serão capazes de mudar o mundo”, disse Felipe, ao final de seu discurso histórico.

Fonte: JTNews, com informações da UNICEF

Comentários