Governo avalia encaminhar projeto para ampliar margem de crédito consignado
A recomendação é do Conselho Nacional de Previdência Social; se for aprovado, o aumento valeria durante o estado de calamidade públicaO Conselho Nacional de Previdência Social recomenda que o governo encaminhe projeto de lei para ampliar a margem de crédito consignado de 35% do salário dos aposentados para 40% – alta de 5 pontos percentuais. Atualmente, o limite é de 30%.

Segundo a recomendação, a divisão do limite poderia ser usada da seguinte forma: 35% para o empréstimo consignado e 5% para o cartão de crédito. O aumento, se aprovado, valeria durante o estado de calamidade pública, até 31 de dezembro de 2020.
"A preocupação agora está focada no endividamento dos beneficiários do INSS. Precisamos ajudá-los para que eles tenham acesso a créditos com taxas menos onerosas", afirmou o secretário Bruno Bianco (Previdência e Trabalho), que é presidente do conselho e assinou a recomendação.
O documento foi publicado nesta segunda-feira (31) no Diário Oficial da União.
O crédito consignado
O crédito consignado é a modalidade de crédito pessoal em que o valor das parcelas é descontado automaticamente, direto no contracheque ou benefício INSS. Apresenta uma das menores taxas de juros presentes no mercado, por causa da baixa probabilidade de inadimplência.
Hoje, 11,3 milhões de aposentados e pensionistas do INSS possuem contrato de empréstimos consignados.
Segundo o governo, o aumento do limite do crédito faz parte do pacote de providências que estão em análise para amenizar os efeitos da pandemia de COVID-19, doença causada pelo novo Coronavírus.
A decisão se soma a outras já anunciadas pelo governo para os aposentados. O conselho recomendou em março deste ano a redução da taxa máxima de juros ao mês:
• de 2,08% para 1,8%, para operações de empréstimo consignado em benefício previdenciário;
• de 3% para 2,7%, no que diz respeito às operações realizadas por meio de cartão de crédito.
Também foi elevado o prazo para o pagamento de empréstimos consignados firmadas com instituições financeiras, de 72 para 84 parcelas.
Fonte: Poder360
Comentários
Últimas Notícias
-
Justiça A (In)constitucionalidade do Tema 122 do TST à luz do pacto de trabalho doméstico
-
Política Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Política Voto de Cármen Lúcia pode formar maioria para condenar Bolsonaro
-
Justiça Tribunal de Justiça do Pará confirma liminar e anula decreto de demissão de policial penal pelo governador do estado
-
Segurança Pública Polícia deflagra operação contra influencers acusadas de movimentar R$ 10 milhões com o Jogo do Tigrinho no Piauí
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Justiça Tribunal de Justiça do Pará confirma liminar e anula decreto de demissão de policial penal pelo governador do estado
-
Política TCE-PI suspende pagamentos de contratos com duas empresas em Pau D’Arco do Piauí por irregularidades
-
Justiça Diretor do Hospital São Marcos pode fazer acordo para evitar condenação em processo por desvio de milhões de reais
-
Geral Homem morre após grave acidente de moto na cidade de Beneditinos (PI)
-
Justiça AVANÇO: Tribunal de Justiça do Piauí, por sua Corregedoria, custeará perícias em favor de pessoas hipossuficientes