FMS de Teresina realiza Simpósio sobre segurança do paciente

O HUT foi o primeiro hospital administrado pela FMS que implantou o núcleo de segurança do paciente, em 2014

A redução do dano desnecessário associado ao cuidado em saúde será tema de debate durante o Primeiro Simpósio Multiprofissional de Segurança do Paciente, realizado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) nos dias 13, 14 e 15 de setembro, no Blue Tree Rio Poty Hotel, em parceria com a Qualy Mais Saúde. O objetivo é melhorar a qualificação dos profissionais e aumentar a segurança dos pacientes nas unidades hospitalares geridas pela FMS.

Foto: Lucas Dias/GP1FMS
FMS realiza Simpósio sobre segurança do paciente

“A segurança do paciente envolve hoje todas as ações promovidas pelas instituições de saúde para reduzir, a um mínimo aceitável, o risco de dano associado ao cuidado, e esta é a nossa preocupação como gestor da área da saúde. Todos os hospitais administrados pela FMS possuem um núcleo de segurança do paciente e estamos trabalhando e unindo os esforços de toda a equipe para que estes riscos sejam cada vez menores”, enfatizou Charles Silveira, presidente da FMS.

Roseanne Nadler, coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente da FMS, explica que todo dano que ocorre com o paciente e poderia ser evitado com medidas de segurança é hoje uma prioridade na FMS. “Ficar internado em um hospital é extremamente perigoso. Um em cada 300 pacientes tem a chance de sofrer um dano durante o processo assistencial e, por este motivo, estamos realizando este evento, que é multiprofissional, para que todos na área hospitalar debatam as melhores formas de cuidar do paciente e com menos riscos”, disse Nadler.

Durante os três dias serão abordados temas como o cuidado centrado no paciente, a prevenção de infecção relacionada à assistência à saúde em UTI baseado na ciência da melhoria, estratégias inovadoras para controle de infecção, medicação sem dano, além da apresentação de experiência de implantação de ações para segurança do paciente.

O Programa Nacional de Segurança do Paciente é um marco importante na atenção à saúde, cujo objetivo é contribuir com a qualificação do cuidado em todos os estabelecimentos de saúde do território nacional. Ele foi criado pelo Ministério da Saúde em 2013, através da portaria MS 529/2013. O HUT foi o primeiro hospital administrado pela FMS que implantou o núcleo de segurança do paciente, em 2014.

Segundo o anuário da segurança assistencial hospitalar do Brasil do Instituto de saúde suplementar produzido pela faculdade de Medicina da universalidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em 2016 morreram, nos hospitais públicos e privados do país, 302.610 brasileiros em razão de eventos adversos, ou seja, que poderia ter sido evitado com medidas segurança.

Fonte: FMS

Comentários