Atuação da Defensoria Pública é aprovada por 78% da população brasileira

Estudo da FGV destaca a Defensoria Pública como a instituição do sistema de Justiça com maior índice de confiança entre os cidadãos

Pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), a pedido da Associação dos Magistrados do Brasil (AMB), indica que 78% da população brasileira aprova a atuação da Defensoria Pública. Os dados constam na publicação Estudo Sobre a Imagem do Poder Judiciário Brasileiro, lançada oficialmente na segunda-feira (2), no Rio de Janeiro (RJ).

Foto: Portal do Governo do Estado do PiauíO estudo ainda destaca a Defensoria Pública como a instituição do sistema de Justiça com maior índice de confiança entre os cidadãos: 59%
O estudo ainda destaca a Defensoria Pública como a instituição do sistema de Justiça com maior índice de confiança entre os cidadãos: 59%

Os 78% de aprovação, o maior índice obtido na avaliação feita pela população, mostram que as pessoas entrevistadas consideram a atuação da Defensoria como “ótima + boa” ou “regular”. A Defensoria também é líder na análise da atuação feita por advogados: 86% desses profissionais do Direito consideram a Defensoria “ótima + boa” ou “regular”.

Para o defensor público geral do Estado do Piauí, Erisvaldo Marques dos Reis, o resultado da pesquisa reflete o real sentido da instituição. “Essa avaliação nos traz um importante retorno da população, que vê na Defensoria uma instituição parceira, voltada para a garantia de direitos. Ver que a pesquisa aponta a Defensoria como instituição de melhor atuação, para nós é motivo de muita felicidade e nos impulsionam a seguirmos firmes para atingir nossas metas, com a certeza de que estamos trilhando o caminho certo”, afirma o defensor.

Erisvaldo Marques destaca que, assim como em todo o Brasil, a Defensoria Pública do Estado do Piauí vem se expandindo e, apesar do orçamento contingenciado que dispõe, não tem medido esforços para atender todos os que dela precisam, além de desenvolver projetos que levam cidadania e empoderamento à população. “Somente no ano de 2018, a Defensoria Pública do Piauí atendeu mais de 265 mil pessoas e esse atendimento tende a ter aumentado em 2019, já que muitos dos projetos desenvolvidos oportunizaram que chegássemos bem mais próximo da população. Sendo assim, esse reconhecimento registrado por meio da pesquisa muito nos honra e fortalece”, ressaltou o defensor-geral.

Judiciário

Na análise entre poderes, o estudo mostra que o Judiciário é o único em que mais da metade dos entrevistados (52%) disse confiar. Os dados oficiais da pesquisa também indicam, entre outros apontamentos, que 59% das pessoas consideram que vale a pena recorrer à Justiça para solucionar alguma situação de conflito.

Sobre a pesquisa

De acordo com informações da AMB, o estudo foi realizado pela FGV-Rio e pelo sociólogo e cientista político Antônio Lavareda. A coleta de dados ocorreu no período de agosto de 2018 a outubro de 2019 ouvindo mais de 2,5 mil pessoas, entre advogados, defensores públicos e cidadãos, em todas as regiões do país.

Ainda, conforme a Associação dos Magistrados, a coordenação da pesquisa ficou a cargo do ministro Marco Aurélio Bellizze, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), com subcoordenação da presidente eleita da AMB, Renata Gil.

Fonte: Portal do Governo do Estado

Comentários