UFPI afirma que ainda não possui data para retorno das aulas presenciais

Segundo nota, "o retorno presencial, nas instalações da UFPI, só ocorrerá quando se identificarem condições sanitárias e estruturais seguras e adequadas"

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG), divulgou nota nessa terça-feira (23), informando acerca do calendário 2020.1 e da retomada presencial das atividades acadêmicas.

Foto: Jacinto Teles/JTNewsCampus Ministro Petrônio Portela da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Teresina
Campus Ministro Petrônio Portela da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Teresina

Segundo a nota, "o retorno presencial, nas instalações da UFPI, só ocorrerá quando se identificarem condições sanitárias e estruturais seguras e adequadas, para tanto, indicadores estão sendo construídos junto ao Comitê Gestor de Crise (CGC) institucional".

O governador do Piauí, Wellington Dias, autorizou na última segunda-feira (21), a retomada das aulas para turmas do último ano do ensino médio, turmas de preparatórios para ENEM e vestibular, e para turmas de atividades práticas e de conclusão dos cursos de ensino técnico ou superior. No entanto, cada instituição de ensino deveria enviar ao Governo do Estado o seu próprio protocolo de segurança.

Na nota, a UFPI afirma ainda que um novo calendário está sendo elaborado e discutido, assim como foi feito com o período remoto 2020.3. A Instituição pede que a comunidade acadêmica se manifeste sobre a proposta.

Além disso, a Universidade informa que uma proposta de retorno às atividades do internato do curso de Medicina tem sido construída, com base nos regramentos emitidos pelos Ministérios da Educação e Saúde e protocolos sanitários nas esferas federal, estadual e municipal.

"Ressalta-se ainda que o Calendário do Internato da Medicina ainda será deliberado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPEX)", afirma a nota.

A Pró-Reitoria orienta que o curso de medicina inicie os contatos com os discentes a fim de discutirem sobre protocolos de segurança para o enfrentamento da pandemia COVID-19, para, depois de aprovados, poderem reiniciar o internato de forma gradual e segura.

Confira a nota na íntegra:

A Universidade Federal do Piauí, por meio da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG), acerca do calendário 2020.1 e da retomada presencial das atividades acadêmicas, informa que:

▪ O retorno presencial, nas instalações da UFPI, só ocorrerá quando se identificarem condições sanitárias e estruturais seguras e adequadas, para tanto, indicadores estão sendo construídos junto ao Comitê Gestor de Crise (CGC) institucional.

▪ O calendário de internato do curso de Medicina obedece às Diretrizes Curriculares Nacionais para cursos de medicina/MEC. Estando em construção, nesta IFES, uma proposta de retorno às atividades do internato, com base nos regramentos emitidos pelos Ministérios da Educação e Saúde, acadêmico-institucional e protocolos sanitários nas esferas federal, estadual e municipal. Ressalta-se ainda que o Calendário do Internato da Medicina ainda será deliberado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, CEPEX.

▪ A orientação desta Pró-Reitoria para o curso de medicina é que se iniciem os contatos com os discentes a fim de discutirem sobre protocolos de segurança para o enfrentamento da pandemia COVID-19, para, depois de aprovados, poderem reiniciar o internato de forma gradual e segura.

▪ Neste mês de setembro, foi iniciada a discussão sobre a retomada do Calendário Acadêmico 2020.1, de forma remota, junto aos cursos de graduação da UFPI. Tem-se apresentado uma proposta de calendário e, a partir dela, recebido contribuições da comunidade acadêmica para a construção da resolução que servirá de amparo para a execução de um próximo calendário, assim como ocorreu na construção do calendário 2020.3, a comunidade acadêmica está sendo instada a se manifestar.

Assim, reiteramos que esta Pró-Reitoria defende uma construção coletiva, com a participação ativa da comunidade acadêmica, para que possamos atravessar esse momento desafiador, de forma segura e responsável com a vida, com a comunidade interna e externa a UFPI.

Fonte: JTNEWS

Comentários