TJ-PI derruba decreto e proíbe funcionamento do comércio hoje (19/03), em Teresina
A decisão veio após ação civil pública impetrada pela Defensoria Pública do Estado do PiauíO juiz João Antônio Bittencourt Braga Neto, da Vara de Plantão de Teresina, do Tribunal de Justiça do Piauí, anulou o decreto do prefeito Dr. Pessoa, que autorizou o funcionamento do comércio nesta sexta-feira (19/03). Confira aqui a decisão.
A decisão veio após ação civil pública impetrada pela Defensoria Pública do Estado do Piauí, pedindo a suspensão imediata dos artigos 1º e 2º do decreto municipal nº 20.754/2021, que autorizava a abertura do comércio em geral, incluindo os shoppings centers.
O decreto do prefeito Dr. Pessoa contrariava a determinação do Governo Estadual, que instituiu bloqueio parcial das atividades econômicas durante quatro dias (de 17 a 21 de março).
A Defensoria alegou que "havendo conflito normativo, deve prevalecer a norma mais protetiva/restritiva, de modo a privilegiar as recomendações sanitárias e médicas, visando a proteção da saúde pública e os direitos fundamentais à vida e à saúde".
O juiz determinou a suspensão imediata dos efeitos gerados pelos arts. 1º e 2º do Decreto Municipal nº 20.754/2021, sob pena de imputação de multa diária e pessoal ao gestor e responsável, no importe de R$ 200.000,00, em caso de desobediência da ordem judicial. Além disso, o magistrado autorizou o uso de força policial para o cumprimento da decisão.
Em nota, a Prefeitura de Teresina afirmou que "respeitará a decisão soberana do poder judiciário a quem cabe dar a última palavra sobre a adoção de medidas restritivas".
Confira a nota da prefeitura:
Sobre a decisão da justiça estadual que deferiu liminar invalidando a aplicação de decreto municipal que flexibilizava o funcionamento do comércio nesta sexta-feira (19/03), a prefeitura de Teresina informa que respeitará a decisão soberana do poder judiciário a quem cabe dar a última palavra sobre a adoção de medidas restritivas.
Contudo, a prefeitura reafirma que a existência de decretos estaduais não afasta a competência do município de adequar a legislação à sua realidade local.
O poder executivo municipal ressalta que todas as suas ações são tomadas em diálogo com diversas categorias envolvidas, levando em consideração a situação da pandemia na capital e os efeitos econômicos de medidas adotadas.
Fonte: JTNEWS
Comentários
Últimas Notícias
-
Esportes
Piauiense conquista dois ouros no Sul-Americano Escolar no Paraguai
-
Economia
Pix bate novo recorde com 313,3 milhões de transações em um só dia
-
Saúde
IA consegue prever risco de câncer de mama com 5 anos de antecedência
-
Política
Flávio Bolsonaro tem potencial para afastar eleitor "nem-nem", avaliam especialistas
-
Justiça
STF retoma julgamento sobre benefício a vítimas de violência doméstica
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Segurança Pública
Vítima reage a assalto e mata bandido no residencial Reserva das Flores em Timon
-
Segurança Pública
DHPP deflagra operação contra acusados de matar homem asfixiado em Teresina
-
Esportes
Hamilton sugere mudanças de funcionários da Ferrari para F1 2026
-
Política
TCE-PI aponta falhas graves em licitações da Saúde de Bonfim do Piauí e multa ex-prefeito e secretário
-
Justiça
Justiça determina extração de dados dos celulares apreendidos em operação contra a SEMEC de Teresina