Testes rápidos disponíveis em 26 UBS em Teresina detectam a COVID-19 na fase inicial

O teste rápido de antígeno será aplicado na população apenas se houver indicação médica, após avaliação do caso de saúde.

A partir de agora, as 26 Unidades Básicas de Saúde que atendem síndrome gripal contam com teste rápido de antígeno, que pode ser utilizado pela população mediante recomendação médica.

Foto: Ascom FMSTestes para a COVID-19
Testes para a COVID-19

Esse novo tipo de testagem, que foi adquirido pela Prefeitura de Teresina, permite detectar o vírus ainda na fase inicial da doença, período de maior transmissão do Coronavírus.

“A testagem em grande escala é a melhor alternativa para conter a disseminação da COVID-19 porque permite identificar e isolar quem está infectado, além de rastrear seus contatos. Essa é uma das medidas essenciais, segundo a Organização Mundial de Saúde, para a retomada das atividades econômicas e queremos avançar cada vez mais”, afirma o prefeito Firmino Filho.

O diretor de Atenção Básica da FMS, Kledson Batista, explica que o teste rápido de antígeno será aplicado na população apenas se houver indicação médica, após avaliação do caso de saúde.

“O teste rápido de antígeno detecta a doença já entre o segundo e o sétimo dia do surgimento dos sintomas. É então coletada a secreção do nariz do paciente e o resultado sai em até meia hora”.

Ele explica ainda que se o paciente realizar o teste rápido de antígeno sem ser no início do surgimento dos sintomas, o resultado pode apresentar um falso negativo. “É preciso esclarecer que esse teste verifica se o vírus está agindo no organismo e não é indicado para saber se a pessoa já teve COVID-19 ou mesmo se está curada da doença.”

Já o teste rápido de anticorpos também está disponível nas 26 Unidades Básicas de Saúde e é recomendado após o oitavo dia do surgimento dos primeiros sintomas. Essa testagem é utilizada para detectar a presença de anticorpos criados pelo organismo contra o vírus.

Se for feito em paciente sintomático antes desse período de 8 dias, o resultado pode apresentar falso negativo.

A rede de saúde possui ainda o exame RT-PCR, que coleta secreção do nariz e da garganta e está disponível nos hospitais e UPAS para pacientes internados, com quadro de saúde moderado ou grave.

O exame pode ser coletado entre o 2° e  7° dia de sintomas e o resultado sai em até 48 horas. Os hospitais e UPAS da Prefeitura também possuem os testes rápidos de antígeno e de anticorpo.

Fonte: Prefeitura de Teresina

Comentários