Teresina registrou 26 novos casos e 14 mortes em decorrência da COVID-19 no último domingo (09)

Desde o início da pandemia, a capital registrou um total 19.816 casos e 786 mortes em decorrência da doença

De acordo com o boletim do Painel Epidemiológico da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Teresina registrou 26 novos casos da COVID-19 no último domingo (09), além de 14 mortes. Desde o início da pandemia, a capital registrou um total 19.816 casos e 786 mortes em decorrência da doença.

Foto: FGVCasos de Coronavírus
Casos de Coronavírus

Dos novos óbitos notificados, três ocorrerem ontem (09), seis no dia 08 de agosto, um no dia 07, um dia 05, um no dia 03, um no dia 02 de agosto e outro no dia 19 de julho. Foram seis homens e oito mulheres, com idades entre 52 e 91 anos. Nove pacientes tinham comorbidades, como lupus, obesidade, diabetes, hipertensão e doença neurológica.

“Lamentamos essas perdas. Essas vítimas tinham família e amigos, eram o amor de alguém. Desde o começo da pandemia, a FMS tem adotado várias medidas para conter a proliferação do vírus, porque todas as vidas são importantes, mas é preciso a contribuição da população para seguir as recomendações de higiene e de isolamento”, ressalta o médico infectologista da FMS, Walfrido Salmito.

O índice de isolamento social voltou a subir em Teresina, registrando 48,6% neste sábado (08), o que colocou a cidade em primeiro lugar no ranking das capitais. A segunda colocada foi Rio Branco, com 42,63%, uma diferença de aproximadamente seis pontos a menos. A taxa de ontem (09) em Teresina também se manteve no mesmo patamar em comparação ao sábado anterior, onde se registrou 49,2%.

O isolamento social havia sofrido baixa nos dias úteis desta semana, oscilando entre 37 e 41%, o que pode ser associado com o início da segunda etapa da Fase 2 de reabertura das atividades econômicas, onde voltaram a funcionar shoppings e centros comerciais, na última segunda-feira (03).

Para aumentar os percentuais durante esse processo de retomada da economia, a Prefeitura tem aplicado nos finais de semana medidas restritivas mais rígidas para as atividades econômicas.

Estão autorizados a funcionar apenas farmácias e drogarias, serviços de saúde, serviços de segurança e vigilância, serviços de delivery exclusivamente para alimentação pronta, água e gás de cozinha, órgãos e profissionais de comunicação e situações comprovadas de urgências e emergências.

Fonte: JTNEWS com informações da Prefeitura de Teresina

Comentários