TCE-PI institui Política de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e da Discriminação

A campanha é desenvolvida por meio do programa SER TCE, da Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e Sexual e da Comunicação Social do TCE-PI

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) lançou sua Política de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação. O objetivo é coibir práticas abusivas e informar sobre as atitudes a serem combatidas e denunciadas.

Foto: Divulgação/ TCETribunal de Contas do Piauí deve analisar denúncia do presidente da Agespisa
Tribunal de Contas do Piauí (TCE-PI)

A campanha é desenvolvida por meio do programa SER TCE, da Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e Sexual e da Comunicação Social do TCE-PI. A resolução número 22, de 02 de setembro de 2021, que instituiu a Política, visa normatizar diversas condutas que configuram situações de assédio e/ou discriminação, além de detalhar demais situações, que podem ou não caracterizar assédio.

A conselheira Flora Izabel destacou que a Política que está sendo lançada vai trazer mais informação para todos os servidores e servidoras do órgão, dando um norte no enfrentamento e na prevenção no âmbito do trabalho. Clique aqui para conferir o manual a respeito da Política.

Foto: Divulgação/TCE-PIPolítica de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e da Discriminação
Política de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e da Discriminação

Para a servidora Eveline Oliveira, bibliotecária da Escola de Gestão e Controle (EGC), a Política de Prevenção e Enfrentamento do Assédio é um ganho muito grande para quem trabalha no Tribunal.

“É importantíssimo tratar desta Política aqui no ambiente de trabalho. Nós, como mulheres, sofremos, em especial, todo tipo de assédio. E por mais que o homem veja aquele ato como uma brincadeira, acaba agredindo de uma forma absurda, não entendendo a maldade que aquilo repercute na mulher. Espero que o programa cumpra o papel dele, mostrando a todos, por meio de atos educativos, que aquilo é uma agressão, e não pode ser feita”, disse Eveline.

O projeto envolve publicações nas redes sociais, comunicados via intranet, palestras, fixação de mensagens em quadros de avisos, entre outras ferramentas que serão realizadas de forma permanente e estimulam o conhecimento das práticas inaceitáveis e disciplinam como reagir diante dos fatos. 

Assumindo o compromisso de proporcionar um ambiente seguro e saudável, o TCE-PI disponibiliza canais para a comunicação formal de tais condutas, como a Corregedoria, a Ouvidoria, a Seção de Serviços Integrados de Saúde (SSIS), e a Comissão de Enfrentamento e Combate do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação.

Fonte: JTNEWS com informações do TCE-PI

Comentários