Servidores estaduais podem solicitar realização de perícia virtual
Procedimento foi adotado em razão da necessidade de promover o isolamentoO servidor João da Cruz, 63 anos, paciente renal, estava em casa quando atendeu ao telefonema de um dos médicos peritos do Centro Integrado de Atenção ao Servidor (Ciaspi).

A consulta, amparada por exames e documentos enviados previamente, foi realizada ali mesmo, pelo celular, e João da Cruz recebeu o resultado da perícia pouco depois, com a licença concedida em virtude do tratamento de hemodiálise que enfrenta.
As perícias virtuais são mais uma das ferramentas adotadas pela Secretaria de Estado da Administração e Previdência (SeadPrev) para manter o atendimento aos servidores.
O secretário Merlong Solano destaca que já foram realizadas cerca de 200 consultas nessa modalidade, autorizada pela aprovação da Lei 13.989/20, que libera o uso da telemedicina durante a pandemia do coronavírus no Brasil.
Como funciona
Todo o procedimento para a realização das perícias virtuais é feito de forma remota, inclusive o agendamento, solicitado pelo órgão de origem do servidor por meio do portal da perícia, que imediatamente gera o dia e a hora da consulta. A documentação, incluindo laudos anteriores e exames, é enviada pelo Sistema Eletrônico de Informações (SEI) ou por e-mail.
A servidora Marlange Gomes, que reside em Picos, aprovou a experiência. “O médico foi muito atencioso, fez muitas perguntas.
Eu estava receosa por não saber como seria, mas foi mil vezes melhor do que a gente ter que se deslocar, correr risco e colocar os outros em risco. Foi uma coisa nova”, disse.
De acordo com a coordenadora da Perícia Médica Oficial do Ciaspi, Aline Melo, a iniciativa visa atender àqueles que precisam de licença por motivo de doença ou gestação e licença para acompanhar familiar doente.
As perícias por junta médica, que avaliam incapacidade, sequela ou déficit permanente para a finalidade de concessão de benefícios, não estão enquadradas nos critérios de atendimento por telemedicina e continuam suspensas enquanto perdurar a situação de pandemia.
Como agendar:
1º – Entre em contato com o setor de Recursos Humanos (RH) do seu órgão de origem;
2º – O RH solicita o agendamento pelo Portal da Perícia – sisprev.pi.gov.br/pericia;
3º – O RH envia o processo pelo Sistema Eletrônico de Informações (SEI) ou para o e-mail [email protected].
Importante: no assunto do e-mail deve constar o nome do servidor, matrícula e secretaria.
É imprescindível informar telefone/WhatsApp e e-mail do servidor.
Informações: (86) 99482-6239.
Fonte: Ccom
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