Segurança Pública e ATI lançam sistema de gestão de riscos no Piauí

O sistema Arso será usado primeiro na Secretaria de Segurança Pública e depois pode ser estendido aos demais órgãos do estado

Na última quinta-feira (21/10), a Secretaria da Segurança Pública do Estado lançou, por meio da Superintendência do Sistema de Gestão de Riscos (Sugris) e da Agência de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí (ATI), o Sistema Informatizado de Avaliação de Risco da Segurança Orgânica (ARSO), no auditório da ATI, em Teresina (PI).

Foto: Thanandro FabrícioSecretaria da Segurança Pública do Estado lança por meio da Sugris e da ATI, o Sistema Informatizado de Avaliação de Risco da Segurança Orgânica (ARSO)
Secretaria da Segurança Pública do Estado lança por meio da Sugris e da ATI, o Sistema Informatizado de Avaliação de Risco da Segurança Orgânica (ARSO)

Conforme a ATI, o sistema servirá para antever fatores de risco no órgão público, de forma a mantê-lo funcionando normalmente e a partir dos dados coletados os gestores da poderão definir políticas de ressocialização a fim de reduzir índices de incidência criminal.

O secretário da Segurança Pública, coronel Rubens Pereira, também participou do lançamento do sistema. “Todos esses gerenciamentos de riscos, por meio do sistema, podem ser usados em outas secretarias. Nós queremos uma estabilidade de planejamento para que, nós gestores, tenhamos uma noção de quais são aquelas ameaças e vulnerabilidades que precisam de uma atenção para dirigir uma política corretamente”, afirmou.

De acordo com o secretário da Justiça, Carlos Edilson, “é com esse sistema que vamos definir políticas de ressocialização, onde recolocar presos, separar detentos de alto, médio e baixo risco. E diante disso colocar em prática políticas mais eficazes de ressocialização fazendo com que a gente diminua esse índice de reincidência penal”, explicou.

A ATI também é parceira no desenvolvimento da plataforma do Sistema de Gestão de Riscos de avaliação dos detentos das unidades penais do estado. Foram biometrizados e avaliados, reclusos na Casa de Detenção Provisória Cap. Carlos José Gomes de Assis, em Altos; na Penitenciária Feminina de Teresina, e na Penitenciária Regional Irmão Guido.

O sistema Arso será usado primeiro na Secretaria de Segurança Pública e depois pode ser estendido aos demais órgãos do estado.

Na oportunidade também aconteceu o lançamento do livro da superintendente de Gestão de Riscos da Secretaria de Estado da Segurança, delegada Eugênia Villa "Implementando gestão de riscos na política criminal", que traz como coloboradora a conselheira do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e presidente da Associação Piauiense pelos Direitos Iguais (APIDI), Gilmara Costa Silva do Nascimento.

Foto: Thanandro FabrícioDelegada Eugênia Villa
Delegada Eugênia Villa

Fonte: JTNEWS

Comentários