Secretária de Saúde de Elesbão Veloso interfere nas eleições do Conselho Tutelar em nome do Prefeito

A eleição recebeu grande atenção pelo país, com mobilização nas redes sociais e um comparecimento maior às urnas em várias capitais na comparação com a disputa anterior, de 2015

A secretária municipal de Saúde de Elesbão Veloso [que fica a 164 Km de Teresina e localizada às margens da BR 316], Maria Augusta Barbosa, conhecida como "Tindu", enviou áudio no WhatsApp orientando aliados em quem votar na eleição para conselheiro tutelar.

Ela indicou nomes favoráveis ao cunhado, o prefeito Ronaldo Barbosa (PTB), e explicou que a medida visa “blindá-lo” junto ao Ministério Público.

Foto: Divulgação Redes SociaisSecretária de Saúde de Elesbão Veloso
Secretária de Saúde de Elesbão Veloso, Maria Augusta Barbosa, conhecida como "Tindu"

Eu quero lhe pedir ajuda para amanhã na eleição do Conselho Tutelar votar em um desses três aqui que são do lado do Ronaldo. O Ronaldo precisa da maioria lá no Conselho, porque eles vão trabalhar direto com a juíza e o promotor, e se o Ronaldo não tiver a maioria lá, toda hora vão estar denunciando a Secretaria e o Ronaldo. Espero que você ajude e peça mais alguém para ajudar”, disse Tindu.

Foto: Reprodução de vídeoPrefeito Ronaldo Barbosa, que é médico em Teresina na Clínica Santa Fé
Prefeito Ronaldo Barbosa, que é médico em Teresina na Clínica Santa Fé

Os candidatos da Secretária de Saúde e consequentemente do Prefeito Ronaldo Barbosa foram os das fotos:

Foto: DivulgaçãoCandidato ao Conselho Tutelar
Candidata ao Conselho Tutelar

Eleitores em todo o Brasil foram às urnas no último domingo (6), para escolher os novos integrantes dos conselhos tutelares, órgãos públicos que defendem os direitos das crianças e dos adolescentes.

Foto: DivulgaçãoCandidato ao Conselho Tutelar
Candidata ao Conselho Tutelar 

A eleição recebeu grande atenção pelo país, com mobilização nas redes sociais e um comparecimento maior às urnas em várias capitais na comparação com a disputa anterior, de 2015.

Foto: DivulgaçãoCandidato ao Conselho Tutelar
Candidato ao Conselho Tutelar de Elesbão Veloso

Ao contrário das demais eleições do país, no caso dos conselhos tutelares o voto é facultativo e há pouca divulgação sobre quem são os postulantes, havia, pois essa última eleição já hopuve bastante divulgação. A votação é aberta para qualquer cidadão que tenha título eleitoral.

O Que é o Conselho Tutelar?

É um órgão permanente e autônomo, com competência territorial de um município, que deve ter atendimento disponível 24 horas por dia e responsabilidade de zelar pela proteção dos direitos humanos, em especial de crianças e adolescentes. É obrigado a prestar contas.

Qual a duração do mandato?

Eles assumem em 10 de janeiro 2020 e terão mandato de 4 anos. É cabível a reeleição por vários mandatos.

Quais os direitos dos conselheiros?

Eles serão remunerados pelo orçamento municipal e possuem direito a férias, licenças, 13º salário e cobertura previdenciária.

Fonte: JTNews

Comentários