Conselho Tutelar: resultado da eleição no Piauí em 2019

Em Teresina mais de 39647 mil eleitores  compareceram às urnas nesse domingo e elegeram 25 conselheiros titulares e 25 suplentes

Nesse domingo (6), aconteceu as eleições para escolha dos representantes dos conselhos tutelares em todo o país, para o quadriênio 2020/2024.

Aproximadamente trinta mil conselheiros foram eleitos para atuar em 5.956 conselhos em funcionamento em todo o território nacional.

Foto: Roberto Jayme/TSEEleição dos conselheiros tutelares no Brasil
Eleição dos conselheiros tutelares no Brasil

Os Conselhos Tutelares são órgãos permanentes e autônomos, não jurisdicionais, encarregados pela sociedade de zelar pela garantia e defesa dos direitos da criança e do adolescente por parte da família, da comunidade em geral e, acima de tudo, do poder público, no âmbito municipal, fiscalizando a atuação dos órgãos e entidades governamentais e não governamentais de atendimento a crianças, adolescentes e famílias.

A posse dos eleitos está prevista para 10 de janeiro de 2020.

Em Teresina houve flagra de distribuição de santinhos e várias denúncias de "boca de urna", mas nenhuma foi comprovada. A promotora Silvia Reis, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Infância e Juventude (CAODIJ), conta que também aconteceram problemas na organização de filas, ausências de informação à população e eleitores indo votar em locais errados. 

Em  São João do Piauí o Ministério  Público flagrou transporte de eleitores. Segundo a promotora Silvia Reis, o marido de uma candidata foi flagrada transportando eleitor.  O promotor responsável pela fiscalização a partir de hoje deve adotar providências. 

Em Parnaíba (PI), a eleição foi cancelada após erros logísticos. Em ata, os organizadores afirmaram que houve problema na identificação dos eleitores, caderno de votação e nas urnas. A eleição dos conselheiros tutelares de Parnaíba foi remarcada para o dia 20 de outubro. 

Nas cidades de Picos e Oeiras também houve muita reclamação de filas e poucos locais de votação.  Os conselheiros tutelares são encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente.

Em Teresina mais de 39647 mil eleitores  compareceram às urnas nesse domingo e elegeram 25 conselheiros titulares e 25 suplentes. A mais votada foi Lílian Carvalho, com 2919 votos. O número de abstenções na capital foi de 514324,  298 votos nulos e 270 em branco.

O promotor Luiz Rebelo conta que na capital houve uma "boa renovação" no quadro de conselheiros tutelares. Neste ano foram eleitos 25 titulares e 25 suplentes porque foi criado V Conselho Tutelar, na região da Santa Maria da Codipi.

Confira aqui a lista dos conselheiros tutelares eleitos no Piauí

Fonte: JTNews

Comentários