Secretaria da Mulher dá início às atividades do ônibus Lilás na Zona Rural nesta terça-feira (3)

O projeto destina unidades móveis de atendimento à mulher em comunidades rurais com ações voltadas para o enfrentamento às violências em especial os serviços de justiça, saúde e assistência social

Iniciam a partir desta terça-feira (03/08) as atividades do projeto Ônibus Lilás, que destina unidades móveis de atendimento à mulher em comunidades rurais com ações voltadas para o enfrentamento à violência, em especial os serviços de justiça, saúde e assistência social.

Foto: Ascom/PMTO projeto destina unidades móveis de atendimento à mulher em comunidades rurais com ações voltadas para o enfrentamento às violências em especial os serviços de justiça, saúde e assistência social
O projeto destina unidades móveis de atendimento à mulher em comunidades rurais com ações voltadas para o enfrentamento às violências em especial os serviços de justiça, saúde e assistência social

“Essa iniciativa vai proporcionar que a mulher da comunidade conheça os serviços da rede enfrentamento a violência, além de outras atividades que acolham e ajudem na sua vivência”, disse Karla Berger, secretária da SMPM.

Durante a passagem dos ônibus nas comunidades, as mulheres que enfrentam um processo judicial em decorrência da violência, poderão ter uma orientação do andamento do processo e a atualização sobre a medida protetiva. Além disso, poderão ter acesso ao acompanhamento psicológico mais direcionado, por meio Assessoria Jurídica do Centro de Referência Esperança Garcia vinculado à SMPM.

O Serviço Florescer da SMPM vai estar presente no local, oferecendo atividades lúdicas para as crianças que estiverem acompanhadas pelas mães. “As atividades desenvolvidas através do ônibus lilás tem sentido acolhedor, onde a mulher possa compartilhar a sua vida e tenha o sentimento de que existem serviços em que ela possa ser amparada”, ressalta a técnica de articulação da SMPM, Jahyra Sousa.

Outros serviços oferecidos através da articulação da secretaria da mulher, como a Defensoria Pública, Ministério Público, Tribunal de Justiça, SESAPI estarão presentes. Corte de cabelo, designer de sobrancelha, oficina de Artesanato, rodas de conversa sobre Violência farão parte de outras atividades executadas pela SMPM.

Sobre o Ônibus Lilás

A ação faz parte do pacto Nacional de enfrentamento à violência contra mulheres e constitui uma das ações do Programa “Mulher, Viver sem Violência”, do Governo Federal. Em Teresina, o projeto é realizado através da parceria com a Coordenadoria Estadual de Políticas para as Mulheres (CEMP-PI) e a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (SMPM).

Datas e comunidades

Dia 03.08

Zona Norte – Comunidade Boa Hora: Escola Conselheiro Saraiva

Dia 04.08

Zona Leste – Comunidade Santa Teresa: Escola Municipal Santa Teresa

Dia 05.08

Zona Sudeste- Comunidade Taboca do Pau Ferrado: Escola Sagrado Coração de Jesus

Dia 06.08

Zona Sul – Comunidade Cerâmica Cil: Escola Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Fonte: JTNEWS

Comentários