Professores da rede municipal de Teresina fazem protesto na Frei Serafim após Câmara aprovar reajuste de 16%

O valor que está abaixo dos 33,23% de aumento no piso nacional do magistério, segundo a categoria, não cobre as perdas salariais acumuladas nos últimos anos e nem a inflação

Na manhã desta terça-feira (22/02), os professores da rede municipal de Teresina estiveram reunidos na Avenida Frei Serafim em protesto contra o reajuste de 16% no piso da categoria. A proposta da Prefeitura foi aprovada hoje na Câmara e segue agora para sanção pelo prefeito Dr. Pessoa.

Foto: Reprodução/InstagramProfessores fecham Frei Serafim em protesto após reajuste de 16%
Professores fecham Frei Serafim em protesto após reajuste de 16%

O valor que está abaixo dos 33,23% de aumento no piso nacional do magistério, segundo a categoria, não cobre as perdas salariais acumuladas nos últimos anos e nem a inflação.

Reajuste de 16% no salário dos professores de Teresina é aprovado na Câmara

Foi aprovado nesta manhã (22) na Câmara Municipal de Teresina o Projeto de Lei encaminhado pela Prefeitura que reajusta o piso salarial dos professores da rede municipal em 16%. O texto foi aprovado em duas votações e já segue para sanção do prefeito Dr. Pessoa.

A aprovação veio em meio aos protestos dos servidores, que alegam que o valor oferecido pela PMT está abaixo do piso nacional do magistério e que o reajuste real, considerando a inflação e as perdas salariais da categoria, soma na verdade somente 3% em cima do que é recebido hoje.

Essa proposta de 16% de reajuste do piso dos professores foi encaminhada à Câmara na última quinta-feira (17/02) depois que o primeiro Projeto de Lei recebeu duras críticas por conceder o aumento de 33,23% a somente 15 profissionais da Classe Auxiliar VI.

Aulas

Em greve desde o começo de fevereiro, os professores da rede municipal de Teresina disseram que não devem retornar às salas de aula para a modalidade presencial. Pelo calendário da Prefeitura de Teresina, as escolas do Município devem começar nesta terça (22) a operar no modelo de ensino híbrido, alternando entre aulas remotas e aulas nas unidades de ensino.

Foto: Andrê NascimentoProfessores fazem ato diante da Câmara Municipal de Teresina
Professores fazem ato diante da Câmara Municipal de Teresina

A greve, no entanto, continua. “Vamos colocar em votação agora a continuidade da greve e é isso que a diretoria vai defender: que ela continue por tempo indeterminado. Vamos fechar a Frei Serafim em protesto e amanhã estaremos reunidos em assembleia na zona Norte”, informou Sinésio Soares, presidente do Sindserm (Sindicato dos Servidores Municipais de Teresina).

Greve dos professores

No dia 07 de fereveiro, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Teresina (SINDSERM) anunciou o início da greve dos professores da rede municipal de ensino da capital com manifestação realizada no Palácio da cidade, que seguiu pelo centro da cidade.

Foto: Renato AndradeProfessores da rede municipal iniciam greve
Professores da rede municipal iniciam greve

Fonte: JTNEWS

Comentários